24 horas de proteção contra a dengue

24 horas de proteção contra a dengue

Por Redação 29/02/2024 - 16:31 hs

Segundo dados do Ministério da Saúde, as notificações dos casos de Dengue aumentaram significativamente no Brasil em 2024, em comparação com janeiro e fevereiro do ano passado. A época de chuvas e calor intenso, típica do verão brasileiro, é ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e a Febre Amarela.  

No entanto, com os cuidados certos, é possível prevenir a proliferação do mosquito e, consequentemente, das doenças transmitidas por ele. Por isso, Mat Inset separou 3 dicas para proporcionar 24 horas de proteção contra o mosquito Aedes aegypti, seja dentro ou fora de casa. Confira:  

1 - Cuidado com a água parada!  

Sabemos que o cuidado com a Dengue começa dentro de casa, e o combate à proliferação do mosquito ainda é a maior forma de prevenção contra a doença. Locais com água limpa e parada são ideais para o Aedes aegypti depositar seus ovos que viram larvas e depois se transformam em mosquitos. 

Portanto, é momento de prestar ainda mais atenção e esvaziar a água dos pratinhos de plantas; manter calhas limpas e sem folhas, possibilitando que a água escorra sem impedimentos; deixar a caixa d’água bem vedada; limpar entulhos do quintal; tampar barris e lixeiras, além de descartar corretamente objetos que possam acumular água da chuva, como garrafas, copos, pneus e latas.  

2 - Proteja sua casa. 

Para combater a proliferação do mosquito, outras medidas podem ser tomadas para aumentar a proteção da casa e dos moradores.  

O uso de inseticidas também é um dos grandes aliados para essa proteção e na linha Multi Inseticidas, Mat Inset conta com diversas opções para auxiliar no combate à Dengue. Estão disponíveis as variantes Original, Não Deixa Cheiro, Óleo de Citronela e Óleo de Eucalipto, todos estes aerossóis são à base d’água e eliminam o mosquito Aedes aegypti com apenas um jato¹. 

Já os Repelentes Elétricos garantem proteção ao longo do dia dentro de casa, nas variantes líquido, que oferece até 45 noites de proteção², e pastilha, que oferece 4 noites de proteção³, são ideais para ambientes internos, pois formam uma camada protetora, afastando os mosquitos. Para melhor aproveitamento do produto, é recomendado que durante o uso mantenha uma fresta na porta ou janela aberta para que os mosquitos saiam do local. 

Além dessas opções, o Repelente Espiral Boa Noite é um formato recomendado para áreas externas, como quintal, espaço da churrasqueira e principalmente para momentos de lazer fora de casa. A queima é feita sem chamas, a ação do produto é ativada através da fumaça que repele os mosquitos do ambiente. Este produto pode ser usado também em ambientes internos desde que haja uma boa circulação de ar. 

“Nos preocupamos em trazer uma ampla variedade de soluções em inseticidas para o consumidor, abrangendo o cuidado e a proteção da família em todos os momentos, dentro e fora de casa. Desenvolvemos produtos com fórmula com ativo de última geração, testados e com eficácia comprovada contra o mosquito Aedes aegypti e outros insetos indesejados. No combate à dengue precisamos que nossas ações sejam assertivas”, afirma Roberto Fernandes, Diretor de Inseticidas na Flora. 

3 - Proteja a si mesmo.  

Tenha atenção redobrada: caso identifique focos de dengue em seu bairro, recorra as autoridades públicas locais para que as medidas sejam tomadas.  

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer a vacina contra a dengue no sistema público de saúde. Ela foi incorporada ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e vem sendo distribuída de forma gratuita, neste primeiro momento, para jovens de 10 a 14 anos, em municípios prioritários do país. A vacina também está disponível na rede privada para a população de 4 a 60 anos. Ela não evita o contágio, mas garante que, se a pessoa for infectada, os sintomas sejam mais brandos.  

Outra forma de se proteger nesse momento, é fazer uso de repelentes corporais diariamente, para uma proteção extra, prevenindo a picada do mosquito. É importante estar atento ao uso correto, sendo o repelente o último produto a ser aplicado, após uso de hidratantes corporais ou protetor solar, em cima das roupas e da pele exposta. Caso deseje utilizar o produto no rosto, aplique com cautela, evitando a região dos olhos, boca e mucosas, dando leves batidinhas com as mãos, e reaplique de acordo com o tempo estipulado na embalagem. Antes do uso dos produtos recomenda-se que consulte sempre as instruções do rótulo. 

 

¹ Aplicação direta contra Aedes aegypti. 

² Para que o líquido dure 45 noites, mantenha o aparelho elétrico Mat Inset ligado por até 8 horas por noite, e desligue-o durante o dia. 

³ Cada pastilha é eficiente por 12 horas de uso, quando usado no aparelho elétrico Mat inset. Após esse período, substitua o refil.  

 

Sobre Mat Inset 

Mat Inset oferece soluções completas para a proteção da sua família. Possui uma linha de produtos especialmente desenvolvidos para combater insetos indesejados. Disponíveis nos formatos aerossol, repelentes elétricos e espiral, são testados e possuem eficácia comprovada contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor Dengue, Chikungunya, Zika e a Febre Amarela. Há mais de quatro décadas no mercado, a marca pertence à Flora, indústria nacional de cosméticos, higiene pessoal e limpeza.