Relatório alternativo da CPI das Cavas Subaquáticas ressalta riscos ambientais

Relatório alternativo da CPI das Cavas Subaquáticas ressalta riscos ambientais

Por Redação 03/05/2022 - 21:40 hs
Foto: Alesp

Na última quarta-feira (27/4), o deputado Maurici (PT) esteve na sede da Procuradoria da República em Santos, para entregar seu relatório alternativo da CPI das Cavas Subaquáticas.


"Nele, apresento os riscos para o meio ambiente e a população, além de todas as irregularidades no processo de licenciamento e construção, da cava no Canal de Piaçaguera, em Cubatão", disse o deputado, que fez um voto em separado, por não concordar com o desfecho da comissão.


"Infelizmente, a CPI não ouviu todos os representantes que deveria e deu pouca importância às análises dos ambientalistas, chegando a uma conclusão que é boa somente para as empresas beneficiadas pela obra", acredita Maurici.


"Esta cava é um verdadeiro lixão tóxico no mar, que vai contra todas as práticas de desenvolvimento sustentável, gerando riscos absurdos para a população e o meio ambiente. Sigo lutando para sua desativação, com tratamento e disposição correta dos resíduos, e para que projetos assim nunca mais se repitam em nosso estado."


O relatório foi entregue ao procurador Antônio Daloia, do MPF, e à promotora Flávia Gonçalves, do MPE, que estão empenhados em investigar o caso. Também estiveram presentes na reunião o ambientalista Jeffer Castelo Branco e o engenheiro Elio Lopes, que depuseram na CPI da Alesp.