Aprovada greve nas linhas 11,12 e 13 da CPTM para esta terça 24

Aprovada greve nas linhas 11,12 e 13 da CPTM para esta terça 24

Por Gilberto de Almeida 23/08/2021 - 21:42 hs
Foto: Reprodução Veja São Paulo

Os ferroviários aprovaram em assembleia nesta noite de segunda feira (23), que entraram de greve amanhã terça feira (24), nas linhas 11 Coral, 12 Safira, e 13 Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos ( CPTM), por tempo indeterminado.

Segundo decisão de paralisação ocorrerá a partir das 0h desta terça feira (24), uma tentativa de conciliação foi realizada em audiência no Tribunal Regional do Trabalho na Capital Paulista, porém não houve êxito durante tarde.

Mesmo apesar de a CPTM fazer nova proposta de reajuste salarial para categoria, os ferroviários não concordaram com a proposta feita.

Grevistas devem manter, pelo menos, 70% dos trens funcionando nos horários de pico, das 5h às 9h e das 17h às 20h. No restante do dia, mínimo é de 50% do efetivo trabalhando, determina Justiça.

Em decisão liminar feita a pedido da CPTM, o desembargador Rafael E. Pugliese Ribeiro determinou que os grevistas mantenham pelo menos 70% dos trens funcionando e dos funcionários trabalhando nos horários de pico em caso de greve. A exigência vale para os períodos das 5h às 9h e das 17h às 20h.

No restante do dia, os grevistas devem manter em funcionamento, pelo menos, 50% dos trens.

Segundo o TRT, "durante a audiência, a CPTM apresentou novas propostas de reajuste" para que a categoria não fizesse a greve.

Entre os itens da nova proposta da empresa estão, segundo o Tribunal:

1- Aumento de 4%, com inclusão em folha de pagamento a partir de agosto/21. As diferenças retroativas a março de 2020 serão pagas a partir da folha de fevereiro de 2022, em 10 parcelas mensais iguais e sucessivas. O aumento incidirá sobre as demais cláusulas de natureza econômica em parcela única, na folha de 9/2021, inclusive os retroativos;

2. Aumento de 6%, com inclusão em folha de pagamento a partir da folha de janeiro/22. As diferenças retroativas a março de 2021 serão pagas a partir da folha de 2/2022, em 10 parcelas mensais iguais e sucessivas. O aumento incidirá sobre as demais cláusulas de natureza econômica em parcela única, na folha de 1/2022, inclusive os retroativos;

3. Plano de Participação nos Resultados em 2022: abertura das negociações no momento apropriado, juntamente com os demais sindicatos das outras representações de ferroviários.

Durante a audiência, o sindicato apresentou contraproposta, pedindo que as diferenças de salários retroativas sejam pagas em agosto e setembro deste ano, o que não foi aceito pela CPTM.

Em julho, houve paralisação de ferroviários também por reajuste salarial, que atingiu as linhas 7 - Rubi, 8-Diamante, 9 - Esmeralda e 10 - Turquesa.

Sindicatos

Os trabalhadores da CPTM são representados por três sindicatos diferentes. No mês passado, trabalhadores do Sindicato dos Ferroviários de São Paulo (linhas 7-Rubi e 10-Turquesa) e o Sindicato dos Ferroviários da Zona Sorocabana (linhas 8 -Diamante, 9-Esmeralda e 13-Jade) fizeram uma paralisação em 15 de julho que gerou transtornos para os paulistanos na ida e na volta para o trabalho.

A greve de julho terminou em acordo com a Secretaria de Transportes Metropolitanos naquele mesmo dia, onde o governo paulista se comprometeu a pagar 50% do plano de participação dos resultados em 10 de agosto, e o restante, com multa, em janeiro de 2022.

Agora, o terceiro sindicato que representa a categoria, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil (11-Coral, 12-Safira e 13-Jade), tentou um acordo com o governo paulista por meio de audiência no Tribunal Regional do Trabalho de SP (TRT-SP), mas não teve sucesso e decretou a paralisação desta terça-feira (24).

Com informações: Portal G1