Bilheterias da CPTM e Metrô passam a comercializar somente o Bilhete Digital QR Code

Bilheterias da CPTM e Metrô passam a comercializar somente o Bilhete Digital QR Code

O novo bilhete unitário também pode ser adquirido em máquinas de autoatendimento, aplicativo e estabelecimentos comerciais. Troca do antigo bilhete de papel (Edmonson) será realizada de forma gradual

Por Gilberto de Almeida 27/04/2021 - 09:07 hs

Desde a manhã de ontem segunda (26) as bilheterias de 16 estações da CPTM e do Metrô passaram a vender exclusivamente bilhetes QR Code no lugar do tradicional bilhete unitário. Até o final de maio, todas as bilheterias estarão adequadas ao novo, padrão de vendas. Além de oferecer mais facilidade para o cidadão e ser um sistema mais seguro e de acordo com a CPTM a estimativa de economia com o uso do bilhete digital está prevista em R$ 100 milhões de reais anuais.

Para Alexandre Baldy Secretário de Transportes do Governo do Estado de São Paulo,  o objetivo é trazer o melhor para os passageiros e o Bilhete Digital QR Code surgiu com propósito de aliar inovação e comodidade para o público que utiliza o transporte metropolitano sobre trilhos de São Paulo. Todas as ações foram desenhadas de forma estratégica, testadas e agora seguimos para uma implementação total do sistema.  afirmou o Secretário Estadual.

Os bilhetes digitais QR Code podem ser utilizados nas catracas sinalizadas e preparadas com a tecnologia, impresso ou digital direto na tela do celular aproximando o código do leitor indicado. O valor que será pago na compra do novo bilhete permanece sendo R$ 4,40 por passagem, podendo ainda ser adquiridos até quatro unidades por vez.

Após a compra na bilheteria, o bilhete é impresso para que o passageiro use na catraca. Mesmo sem possuir data de validade, no caso do Bilhete Digital QR Code Impresso, a recomendação é de que o uso seja feito no prazo de 72 horas após a emissão para evitar que a impressão do código sofra danos. Para garantir melhor o uso na nova versão em impressa, também é recomendado que não o amasse dobre, rasgue ou molhe, inclusive com álcool em gel, para evitar que o QR Code seja inutilizado, e que após o uso, o papel seja descartado na lixeira mais próxima.

Ainda para ajudar nesse período de mudança profissionais identificados estarão nas estações para auxiliar os passageiros no uso do novo bilhete nos horários de pico. Os passageiros também podem contar sempre, com atendimento 24 horas por dias, todos os dias da semana, pelo Whatsapp (11) 3888-2200.

Quem ainda tiver o bilhete unitário antigo, poderão utilizá-lo normalmente nas estações, mesmo após o encerramento da sua comercialização nas bilheterias. Ainda não existe uma data definida para que o antigo bilhete deixe de ser aceito e, assim que haja essa definição, a população será comunicada com antecedência.

Embora o novo Bilhete QR Code tenha sido lançado em dezembro de 2020, somente agora começou a funcionar de fato nas estações, e também estará disponível no formato digital e pode ser comprado pelo aplicativo TOP, disponível para Androide e IOS. 

Neste caso o pagamento poderá ser feito através de cartão de débito ou crédito e o passageiro poderá comprar até 10 unidades por vez.