Desde a manhã de ontem segunda (26) as bilheterias de 16 estações
da CPTM e do Metrô passaram a vender exclusivamente bilhetes QR Code no lugar
do tradicional bilhete unitário. Até o final de maio, todas as bilheterias
estarão adequadas ao novo, padrão de vendas. Além de oferecer mais facilidade
para o cidadão e ser um sistema mais seguro e de acordo com a CPTM a estimativa
de economia com o uso do bilhete digital está prevista em R$ 100 milhões de
reais anuais.
Para Alexandre Baldy Secretário de Transportes do Governo do
Estado de São Paulo, o objetivo é trazer o melhor para os passageiros e o
Bilhete Digital QR Code surgiu com propósito de aliar inovação e comodidade
para o público que utiliza o transporte metropolitano sobre trilhos de São
Paulo. Todas as ações foram desenhadas de forma estratégica, testadas e agora
seguimos para uma implementação total do sistema. afirmou o Secretário
Estadual.
Os bilhetes digitais QR Code podem ser utilizados nas catracas
sinalizadas e preparadas com a tecnologia, impresso ou digital direto na tela
do celular aproximando o código do leitor indicado. O valor que será pago na
compra do novo bilhete permanece sendo R$ 4,40 por passagem, podendo ainda ser
adquiridos até quatro unidades por vez.
Após a compra na bilheteria, o bilhete é impresso para que o
passageiro use na catraca. Mesmo sem possuir data de validade, no caso do
Bilhete Digital QR Code Impresso, a recomendação é de que o uso seja feito no
prazo de 72 horas após a emissão para evitar que a impressão do código sofra
danos. Para garantir melhor o uso na nova versão em impressa, também é
recomendado que não o amasse dobre, rasgue ou molhe, inclusive com álcool em
gel, para evitar que o QR Code seja inutilizado, e que após o uso, o papel seja
descartado na lixeira mais próxima.
Ainda para ajudar nesse período de mudança profissionais
identificados estarão nas estações para auxiliar os passageiros no uso do novo
bilhete nos horários de pico. Os passageiros também podem contar sempre, com
atendimento 24 horas por dias, todos os dias da semana, pelo Whatsapp (11)
3888-2200.
Quem ainda tiver o bilhete unitário antigo, poderão utilizá-lo
normalmente nas estações, mesmo após o encerramento da sua comercialização nas
bilheterias. Ainda não existe uma data definida para que o antigo bilhete deixe
de ser aceito e, assim que haja essa definição, a população será comunicada com
antecedência.
Embora o novo Bilhete QR Code tenha sido lançado em dezembro de
2020, somente agora começou a funcionar de fato nas estações, e também estará
disponível no formato digital e pode ser comprado pelo aplicativo TOP,
disponível para Androide e IOS.
Neste
caso o pagamento poderá ser feito através de cartão de débito ou crédito e o
passageiro poderá comprar até 10 unidades por vez.
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