OSASCO CRIA APLICATIVO PARA RECEBER DIAGNÓSTICO DE CORONAVÍRUS

OSASCO CRIA APLICATIVO PARA RECEBER DIAGNÓSTICO DE CORONAVÍRUS

Por REDACAÇÃO 17/04/2020 - 13:06 hs

A Prefeitura de Osasco lançou na quinta-feira, 16/4, o aplicativo Saúde-Osasco, com informações e orientações que permitem o acesso a espécies de autoavaliação, com base nos seus sintomas, em relação ao coronavírus.

Após baixar o aplicativo, criar uma senha e seguir as instruções e responder a algumas perguntas, como se apresentar diabetes, doença respiratória ou se apresentar sintomas como dificuldade respiratória, febre, dor e dor de garganta, uma pessoa que pode esperar um retorno às informações enviadas.

O tempo de retorno para as mensagens depende das descrições feitas pela pessoa no aplicativo. Para casos suspeitos, pessoas que não integram o grupo de risco chamado, como idosos, diabéticos e pessoas com doenças crônicas, o retorno será em até 12 horas. Nos casos suspeitos de pessoas chamadas grupo de risco, em até 6 horas. Para os casos considerados urgentes (para quem não está no grupo de risco), até 2 horas e 1 hora, para os indivíduos urgentes (pessoas do grupo de risco).

Com base nessas informações, uma pessoa recebe o resultado da avaliação e as instruções a seguir, bem como as instruções já divulgadas, como usar máscaras em casos precisos sair nas ruas, lavar bem as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel 70%, cobrir a boca com papel de seda ao jogar (jogar depois) ou com antebraço (nunca com mãos), evitar tocar na boca, olhos e nariz sem antes higienizar as mãos, evitar aglomeração de pessoas, não compartilhar objetos de uso pessoal, evitar contato próximo com pessoas resfriadas ou com sintomas de queixa.

No entanto, o resultado da “autoavaliação” não representa um diagnóstico clínico, que será realizado apenas basicamente nas unidades de saúde.

Em caso de dúvida, uma pessoa deve ativar o Disque Health 136 do Ministério da Saúde ou procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

O lançamento do aplicativo visa conscientizar a população sobre o vírus da hepatite e monitorar os casos suspeitos no município, para garantir um atendimento mais ágil às pessoas que estão com sintomas graves. Com isso, uma cidade está atuando preventivamente sem combater a disseminação de vírus.

“ Agora a população de Osasco também pode contar com tecnologia sem combate à pandemia e outras epidemias. A prefeitura foi buscar o que há de melhor no mercado para atendimento ao seu cidadão ”, disse o prefeito Rogério Lins.

“ A rapidez no diagnóstico e no tratamento são fundamentais para reduzir os problemas causados ​​pelo coronavírus. Com um sistema de autoatendimento, osasquenses conseguem muito mais agilidade e segurança no atendimento ”, concluiu o secretário de Saúde, Fernando Machado.

A empresa

O lançamento do aplicativo, desenvolvido pela Giespp, empresa do Grupo Eicon, visa conscientizar a população sobre o vírus da hepatite e monitorar os casos suspeitos no município, para garantir um atendimento mais ágil às pessoas que estão com problemas graves. Com isso, uma cidade está atuando preventivamente sem combater a disseminação de vírus.