LULA SERÁ SOLTO APÓS DECISÃO DO STF SOBRE PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA

LULA SERÁ SOLTO APÓS DECISÃO DO STF SOBRE PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA

Por Gilberto de Almeida 08/11/2019 - 17:15 hs
Foto: reprodução redes sociais

O ex- presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, deverá ser solto depois de mais de 500 dias preso na carceragem da Policia Federal em Curitiba PR, ele foi condenado na ação da operação lava jato, na época havia se um entendimento do STF que condenados em 2º instância poderiam iniciar o cumprimento da pena a qual foi imposta.

Após o julgamento ocorrido no Supremo Tribunal Federal na noite de ontem 07/11/19, na qual 6 ministro conta 5 julgaram ilegal a prisão após condenação em segunda instância, e que o condenado só poderia iniciar o cumprimento da pena depois que esteja julgado e transitado antes disso não poderá ser preso.

Na decisão a juiza substituta responsável pelo caso do ex-Presidente Lula disse  "Determino, em face das situações já verificadas no curso do processo, que as autoridades públicas e os advogados do réu ajustem os protocolos de segurança para o adequado cumprimento da ordem, evitando-se situações de tumulto e risco à segurança pública", escreveu o juiz em seu despacho.

O magistrado citou o "efeito vinculante" da decisão do STF. "Observa-se que a presente execução iniciou-se exclusivamente em virtude da confirmação da sentença condenatória em segundo grau, não existindo qualquer outro fundamento fático para o início do cumprimento das penas.", afirmou Pereira Jr. na decisão.

Após protocolar o pedido, Zanin foi à sede da Justiça Federal em Curitiba para falar com o juiz a respeito do caso.

Está previsto Lula ao deixar a prisão, tem planos de falar com os militantes que estão em uma vigilia " Lula Livre" instalada em um terreno nas imediações da PF em Curitiba e após seguiria para São Bernado do Campo onde pretende participar de um ato no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

È esperado que Lula saia andando da sede da Policia Federal, diversos militantes aguardam na porta a saida dele e que possa ir até o acampamento Lula Livre, além disse provavelmente deverá fazer uso da palavra no local haja visto que um palco foi instalado.