A Secretaria de Saúde de Osasco realizou sábado, 10/5, no estacionamento da Prefeitura (Rua Narciso Sturlini, s/nº - Vila Campesina), entre 10h e 16h, um drive-thru no Dia D de Vacinação contra a Influenza. A imunização, que ocorreu também em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, estava disponível para pessoas a partir de 6 meses de idade.
Segundo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde após o encerramento da ação, no drive-thru foram aplicadas 2 mil doses e, nas UBSs, 11.500. “Osasco atingiu mais de 13 mil doses, superando ações semelhantes realizadas durante o período de pandemia da Covid-19”, comparou o secretário de Saúde, Fernando Machado. “Esse comparecimento demonstra a conscientização da população quanto à importância da vacina”, comemorou.
Embora no drive-thru tenha sido necessário fazer agendamento prévio pelo telefone 156 ao longo da semana, quem não estava de carro e passou a pé pelo local também pôde se vacinar. No entanto, foi preciso apresentar documentação e acessar um QR Code através da câmera do celular para ter acesso a um formulário criado pela Secretaria de Saúde e preenchê-lo. Após a imunização, todas as pessoas receberam comprovante de vacinação.
O prefeito Gerson Pessoa passou pelo drive-thru para acompanhar a ação. “Essa campanha é fundamental para que as pessoas possam se imunizar e se proteger da gripe, que se intensifica principalmente nesse período em que começamos a ter queda na temperatura”, comentou o chefe do Executivo osasquense.
Ao longo de todo o dia foi possível notar a chegada de famílias inteiras em seus veículos ou a pé em busca da vacina. “É ótimo que tenha todo ano o drive-thru no fim de semana, porque nem sempre dá para ir às UBSs durante a semana. Vindo de carro já facilita e dá para trazer todo mundo”, opinou Glauco Martão, 48 anos, que estava acompanhado da esposa Yone, 50, e da sogra, Aparecida Alves de Oliveira, 79.
A aposentada Marinha Ferreira de Almeida Grillo, 88, que mora perto da prefeitura, esbanjou disposição e foi a pé para se vacinar. Chegou por volta das 9h30, antes mesmo do início da ação. “Depois que comecei a tomar todos os anos, raramente fico gripada ou resfriada. É importante que todos tomem porque assim a gente fica mais protegido”, avaliou.
A enfermeira Domênica Veneziano Urbano, sanitarista do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, reforçou a importância de todos se vacinarem, sobretudo crianças e idosos. “Nesse período do ano, quando começamos a ter baixas temperaturas, começam a aumentar os casos de pessoas com problemas respiratórios. Então é fundamental se vacinar, para evitar sintomas mais graves da doença”.
Erico Sifronio - Mãe, uma mulher virtuosa