Primeiro Papa americano é eleito: Leão XIV

Primeiro Papa americano é eleito: Leão XIV

Cardeal Robert Francis Prevost é o novo Papa escolhido nesta Quinta Feira ( 08)

Por Redação 08/05/2025 - 14:26 hs

Fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina nesta quarta-feira, sinalizando ao mundo que os cardeais reunidos no conclave chegaram a um consenso: a Igreja Católica tem um novo Papa. Milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro celebraram com aplausos e orações o anúncio tão esperado.

Pouco depois, das 14h15 horário de Brasília, o cardeal protodiácono apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para pronunciar a tradicional frase: "Habemus Papam" — “Temos um Papa”. anteriormente conhecido como cardeal Robert Francis Prevost, de origem Americana. Ele escolheu o nome de Leão 14.

A eleição do novo Papa representa uma nova fase para a Igreja, que enfrenta desafios contemporâneos como o secularismo crescente, crises internas e a necessidade de renovação. Especialistas apontam que sua escolha reflete um desejo de equilíbrio entre tradição e modernidade.

 

Robert Francis Prevost é um cardeal católico americano nascido em 14 de setembro de 1955, em Chicago. Ele é membro da Ordem de Santo Agostinho e serviu como Prefeito do Dicastério para os Bispos, um cargo que lhe dava responsabilidade sobre a seleção de bispos em todo o mundo.

 

Trajetória

- Formou-se em Matemática pela Universidade Villanova e obteve mestrado em Divindade pela Catholic Theological Union em Chicago.

- Recebeu doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino em Roma.

- Foi ordenado sacerdote em 1982 e trabalhou como missionário no Peru, onde ocupou vários cargos importantes, incluindo prior geral da Ordem de Santo Agostinho.

Cargos Importantes

- Bispo de Chiclayo: Prevost foi nomeado bispo de Chiclayo em 2015 e serviu até 2023.

- Prefeito do Dicastério para os Bispos: Em janeiro de 2023, foi nomeado Prefeito do Dicastério para os Bispos pelo Papa Francisco, substituindo o cardeal Marc Ouellet.

- Cardeal: Prevost foi elevado ao cardinalato em 30 de setembro de 2023.

Posições e Controvérsias

- Prevost é conhecido por suas visões próximas às do Papa Francisco, especialmente em relação ao meio ambiente, alcance aos pobres e migrantes.

- Ele apoiou a mudança pastoral do Papa Francisco que permite que católicos divorciados e civilmente casados recebam a Comunhão.

- Prevost enfrentou controvérsias relacionadas ao seu papel no manuseio de casos de abuso sexual do clero, tanto nos EUA quanto no Peru ¹.