Grupo Sabin inova e inclui detecção de citomegalovírus congênito no Teste Genético da Bochechinha

Grupo Sabin inova e inclui detecção de citomegalovírus congênito no Teste Genético da Bochechinha

Por Gilberto de Almeida 18/05/2023 - 20:32 hs

Empresa é a primeira a oferecer diagnóstico de agente infeccioso capaz de levar a comprometimento de recém-nascidos em exame já utilizado para doenças genéticas, Osasco e Barueri já contam com o exame  

Maio, 2023. Na mesma amostra de saliva colhida para o Teste Genético da Bochechinha, que detecta alterações em mais de 390 genes, o Grupo Sabin incluiu, pela primeira vez no Brasil, a pesquisa para citomegalovírus congênito, condição capaz de provocar surdez e alterações neurológicas. As unidades do Sabin Diagnóstico e Saúde de Osasco e Barueri, já oferecem o exame.

A integração de uma doença infecciosa no rol de diagnósticos do teste genético da bochechinha é novidade para médicos e famílias de recém-nascidos. “A investigação para citomegalovírus congênito não era realizada de praxe, já que a sensibilidade para detecção do vírus na amostra de sangue habitualmente coletada no teste do pezinho não é adequada. Com o uso de amostra de saliva, que já é coletada para o Teste Genético da Bochechinha, conseguimos acrescentar mais essa condição à lista das doenças investigadas”, destaca o farmacêutico e coordenador de Genômica do Sabin Diagnóstico e Saúde, Gustavo Barra.

“São doenças que, se diagnosticadas precocemente, podem ser tratadas corretamente desde os primeiros dias de vida. No caso do CMV congênito, a identificação da infecção vai permitir que o bebê seja adequadamente acompanhado por especialistas, a fim de identificar precocemente possíveis sequelas da infecção que podem surgir meses ou até anos após o nascimento. A novidade de fazer tudo na mesma amostra de saliva colhida por um cotonete na bochecha do bebê, além de rápido e indolor para a criança, auxilia o médico a determinar o tratamento com mais precisão e rapidez”, explica a médica geneticista do Sabin Diagnóstico e Saúde, Rosenelle Araújo.