Guarulhos assina carta de intenção de compra da vacina Sputnik V, que será fabricada na Cidade

Guarulhos assina carta de intenção de compra da vacina Sputnik V, que será fabricada na Cidade

Por Redação 02/02/2021 - 15:05 hs

A Prefeitura de Guarulhos, representada pelo prefeito Guti, assinou na manhã desta terça-feira (2), no Paço Municipal, a carta de intenção de compra da vacina Sputnik V. Caso haja a possibilidade de os governos municipais adquirirem vacinas utilizando recursos próprios, a administração irá comprar doses da Sputnik V para acelerar o processo de imunização na cidade. No ano passado a Prefeitura contingenciou R$ 12 milhões de seu orçamento em 2021 para a eventual compra de vacinas.

Participaram da reunião desta terça-feira o presidente do grupo União Química/Inovat, Fernando de Castro Marques, e o prefeito de Suzano e presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Rodrigo Ashiuchi. A intenção de compra do Condemat é de 300 mil doses da Sputnik V, que tem 91,4% de eficácia.

“Independentemente do fornecedor ou país de origem do imunizante, o importante é termos o maior número de vacinas para a população brasileira e, consequentemente, para os guarulhenses. Assim poderemos voltar ao nosso normal e recuperar a economia. Caso o governo federal aprove, mas não queira comprar, Guarulhos e o Condemat estão prontos para fazer essa aquisição direta”, afirmou o prefeito Guti.

Na última quinta-feira (28) Guti e o secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação, Jorge Taiar, visitaram as instalações da Inovat em Guarulhos, onde será produzida a vacina Sputnik V para a imunização contra a Covid-19.

A Inovat ocupa atualmente a área onde, durante décadas, funcionou o laboratório Pfizer, na avenida Tancredo Neves. Em 2017, diante do potencial do município, a União Química adquiriu o complexo industrial e reativou várias linhas de produção. Hoje a empresa emprega mais de 700 pessoas.

“Assim que tivermos a aprovação da Anvisa pretendemos disponibilizar essa vacina via governo federal, Condemat ou iniciativa dos prefeitos que estão correndo atrás para combater a pandemia e assim ajudar a população”, disse o presidente da Inovat, Fernando de Castro Marques.

Os investimentos em Guarulhos giram em torno de R$ 100 milhões, segundo o vice-presidente da Inovat, José Luiz Junqueira.

Vacinação

A Prefeitura de Guarulhos já iniciou a imunização dos profissionais que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus com as vacinas Coronavac e AstraZeneca. Até o meio-dia de segunda-feira (1º), 6.340 pessoas já haviam recebido a primeira dose de uma dessas vacinas no município.