ESTUDANTES DA ESCOLA ORLANDO GERIBOLA DE OSASCO PARTICIPARAM DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO CARDIOVASCULAR

ESTUDANTES DA ESCOLA ORLANDO GERIBOLA DE OSASCO PARTICIPARAM DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO CARDIOVASCULAR


Os Estudantes da Escola Estadual Orlando Geribola, participaram no dia 25 de setembro do programa de prevenção cardiovascular organizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, por meio do programa SBC Vai á Escola, os estudantes realizaram uma peça teatral e muitas outras ações importantes que foram acompanhadas atentamente pelos alunos reunidos no pátio da unidade escolar e nas dependências da escola.

O Programa SBC é o maior programa já realizado de prevenção cardiovascular do mundo, e o Estado de São Paulo tornou-se pioneiro na ação ao receber atividades como as que foram realizadas na Escola Estadual Orlando Geribola na Cidade de Osasco na grande São Paulo.

Celebrado em 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração foi o grande mote para o evento. Em cada uma das instituições de ensino, monitores do programa montaram cinco salas, com oficinas envolvendo atividades físicas, nutrição, relaxamento, atrações multimídia e até teatro.

De acordo com o Dr.  José Francisco Kerr Saraiva, presidente da Socesp, “contribuir com a capilaridade desse programa no Estado de São Paulo dialoga com a nossa missão de disseminar o conhecimento à população para reduzir as ocorrências de óbitos por doenças cardiovasculares. Nesse caso, atuando com crianças e adolescentes, dentro do ambiente escolar, contribuindo para que essas ações multidisciplinares ocorram de maneira efetiva e lúdica. Sem dúvida, a entidade sente-se orgulhosa de contribuir com a parceria SBC, apoiando o alcance ao maior número de multiplicadores possíveis”.

Em Osasco, o presidente Dr. Marcos Valério Coimbra de Resende destaca que será um grande encontro, em que milhares de jovens passarão pelas oficinas. “Serão mais de 2 mil alunos de Osasco envolvidos nesta jornada, que terá impacto nas suas famílias, comunidades e própria vida. Eles serão multiplicadores de mudanças de hábitos de vida que impactam na saúde cardiovascular”, afirma.

“Todas as regionais atuaram de maneira articulada e competente, colaborando para a realização do projeto em sua localidade”, comenta o Dr. Aloisio Marchi da Rocha, diretor das Regionais da Socesp.

Informação que salva corações

Todos os participantes são alunos dos ensinos Fundamental e Médio, que aprenderão a importância da adoção consciente de hábitos de vida mais saudáveis. O circuito prevê que eles permaneçam durante 30 minutos em cada sala temática: atividade física, nutrição, teatro, relaxamento e multimídia-estudo. Os monitores guiarão a experiência dos alunos, orientando para os sete fatores de risco modificáveis das doenças cardiovasculares (obesidade, sedentarismo, diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, tabagismo e estresse), além de fatores protetores para a saúde do coração: atividade física regular e alimentação saudável. Diretor de Qualidade Assistencial da Socesp, o Dr. Fernando Augusto Alves da Costa, que é também diretor de Promoção de Saúde da SBC, explica que os esforços têm sido no sentido da disseminação de informação em todo o Estado.

“Crianças e adolescentes precisam estar informados desde cedo sobre os fatores de risco modificáveis para as doenças cardiovasculares. Somente assim poderemos reverter as 400 mil mortes anuais registradas da principal causa de óbitos no país”, lembra o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Oscar Dutra. Ele informa que o êxito do programa permitiu que o SBC vai à Escola pudesse ser ampliado para outros estados que já estão se estruturando para também promover atividades, conforme o modelo implantado em São Paulo. “É a nacionalização que está em curso”, completa o presidente da SBC.

Dra. Carla conta que o SBC Vai à Escola é formado por quatro etapas: a primeira é a formação de monitores, sejam eles professores ou membros de grêmios estudantis, que recebem palestras sobre os sete fatores de risco de doenças cardiovasculares; o segundo momento é a comemoração a ser realizada em 25 de setembro; o terceiro é o Programa de Educação Continuada Cardiovascular a ser implementado pela escola, que deve desenvolver, de maneira ativa e continuada, ações de prevenção no ambiente escolar, considerando dias temáticos; por último, estimular os participantes a expandir todo o conhecimento adquirido para a sociedade como um todo, fazendo com que eles se tornem protagonistas em ações de prevenção perante os familiares e seus grupos sociais.