No sábado, 22/03, a Prefeitura de Osasco realizou uma ampla mobilização para o combate à dengue, envolvendo mais de 600 servidores públicos em uma mega-ação que ocorreu das 8h às 12h. A iniciativa incluiu diversas atividades externas para conscientizar a população e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. A ação reforçou as medidas preventivas realizadas diariamente pelas equipes do Núcleo de Controle de Zoonoses/Arboviroses.
Os municípios receberam orientações e folhetos educativos sobre como manter suas residências livres de criadosuros do mosquito. Além disso, agentes de saúde fizeram visitas em imóveis e estabelecimentos comerciais. Na residência de Lucimar O., 67 anos, no Jardim Conceição, por exemplo, foram encontrados focos suspeitos de larvas do mosquito. A moradora recebeu orientação para prevenir novos focos.
Paralelamente, equipes da Secretaria de Serviços e Obras conduziram trabalhos de limpeza, retirando lixo e entulhos acumulados em áreas públicas e residenciais. No total, foram disponibilizados 58 caminhões, 5 máquinas e 323 colaboradores. A ação resultou na coleta de mais de 27 toneladas de lixo, entulho e móveis, em 66 viagens de caminhões, somente nas ruas da zona sul da cidade.
Betrina Soares, dona de casa há 64 anos, destacou os benefícios da iniciativa e agradeceu à Prefeitura pela limpeza de áreas críticas, como os córregos. "Estou até aliviado com a limpeza do córrego. As pessoas jogam sofás, armários, TVs e todo tipo de lixo na beira do córrego. Na semana passada, encontrei dois escorpiões em casa. É preciso manter tudo limpo", afirmou.
Segundo o prefeito Gerson Pessoa, o trabalho dos servidores foi um ato de cidadania em prol do bem-estar coletivo. “Assinei o decreto que declara emergência em saúde pública e alerta epidemiológico no município de Osasco. Trata-se de um instrumento legal para permitir ações mais drásticas, porém também são muito importantes as iniciativas sincronizadas que estão sendo realizadas”, concluiu.
A concentração dos servidores ocorreu logo pela manhã no estacionamento da prefeitura (Avenida Lázaro de Mello Brandão, 300, Vila Campesina), na sequência as equipes seguiram para os bairros Bandeiras, Bela Vista, Bussocaba, Cidade Bussocaba, Conceição, Jaguaribe, Jardim D'Abril, Jardim Roberto, Metalúrgicos, Novo Osasco, Padroeira, Pestana, Santa Maria, Santo Antônio, São Pedro, Veloso e Vila Yolanda, todos na zona sul da cidade.
No próximo sábado, 29/03, será uma vez que os bairros da zona norte receberão a mesma mobilização de servidores, agentes de saúde, distribuição de material informativo, distribuição com veículos e utilização de drones.
Para evitar a prevenção do mosquito, a prefeitura recomenda as seguintes medidas:
Eliminar parada de água;
Mantenha a tampa da caixa d'água bem fechada;
Removedor e folhas das calhas;
Manter tonéis e barris de água tampados;
Colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas;
Guardar garrafas sempre de cabeça para baixo;
Abrigar pneus velhos em locais cobertos;
Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada.
Erico Sifronio - 1º de Maio: Dia de Luta e Celebração da Classe Trabalhadora no Campo de Bagatelle