CIOESTE discute a organização do 1º Fórum Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico da região
Evento, que será realizado no segundo semestre, deverá reunir os municípios que integram o Consórcio com a proposta de impulsionar a economia regional.
Evento, que será realizado no segundo semestre, deverá reunir os municípios que integram o Consórcio com a proposta de impulsionar a economia regional.
Na manhã da terça-feira, 14/05, o CIOESTE reuniu integrantes da Câmara Técnica (CT) de Desenvolvimento Econômico em sua sede, em Alphaville. Na ocasião, Mario Jorge Junqueira, secretário de Desenvolvimento Econômico de Cajamar e coordenador da CT, apresentou os novos grupos de trabalho.
Criados com a proposta de potencializar o desenvolvimento econômico dos municípios que integram o Consórcio, os grupos de trabalho de "Eficiência Energética", "Tecnologia Empreendedora" e "Visão de Mercado" serão coordenados, respectivamente, por José Adriano Oliveira (Jandira), Luciano Camandoni (Osasco) e Moacyr Felix (Associação Comercial, Industrial e Inovação de Barueri - ACIB).
Na ocasião, também foram discutidos detalhes sobre a participação do CIOESTE na Feira do Empreendedor do Sebrae, evento que será realizado em outubro, em São Paulo. "A ideia é consolidarmos nossa participação neste importante evento com uma presença mais efetiva dos municípios que formam nosso Consórcio. Para isso, apresentamos o planejamento para atingir as expectativas e gerar bons resultados para todos", destacou Mario Jorge.
Outro ponto discutido pelos presentes envolve uma ação de eficiência energética. Trata-se de um investimento do Governo Federal, a fundo perdido, para implantar usinas solares que irão cobrir as despesas com energia elétrica nos municípios.
"Essa ação é importante porque vai gerar um excedente na produção, que poderá ser direcionado ao pagamento das contas do Cadastro Único, podendo assegurar uma redução de até 65% dos fundos do governo para as famílias beneficiadas pelo programa", afirmou o coordenador da CT.
O ponto alto do evento envolveu o detalhamento da organização do 1º Fórum Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico da região. Segundo Mario Jorge, a criação do fórum foi aprovada no ano passado e a ideia é que ele seja realizado no segundo semestre.
"Teremos um grande evento que contará com painéis de discussão com representantes de importantes empresas para discutir a visão do mercado em relação ao desenvolvimento econômico regional", completou.
Ele explicou ainda que o evento terá um viés acadêmico multidisciplinar e que será realizado em parceria do CIOESTE com o Observatório das Metrópoles, instituto ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
"Faremos um evento para ajudar os municípios a entenderem o desenvolvimento econômico além do que se refere ao aumento de arrecadação, mas também no que diz respeito à entrega de indicadores sociais", concluiu Mario Jorge.
O evento contou com a presença do secretário-Executivo do CIOESTE, Jorge Lapas, dos secretários Mauro Brunetto (Emprego e Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação - Santana de Parnaíba), Luiz Américo Liza Júnior, o Lolo (Desenvolvimento Econômico - São Roque), José Adriano de Oliveira (Desenvolvimento Econômico - Jandira), além de representantes dos grupos de trabalho da Câmara Técnica.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Reviravolta no Caso: Pai Acusado de Tentar Matar Filhas em Osasco é Liberado Após Depoim...
Beto Piteri Reassume Prefeitura de Barueri Após Liminar do TSE Suspender Cassação
Parlamentares de Osasco reforçam papel dos trabalhadores no desenvolvimento da sociedade
Prefeitura inicia obras de reforma e ampliação do PS Pestana
Erico Sifronio - 1º de Maio: Dia de Luta e Celebração da Classe Trabalhadora no Campo de Bagatelle