Associação Camila Presenteia Crianças

Associação Camila Presenteia Crianças

Ao todo, 160 jovens, entre crianças e adolescentes, foram atendidos na 11ª edição do projeto “Afilhados de Camila”. Eles receberam brinquedos, roupas, doces e carinho

Por Gilberto de Almeida 15/12/2017 - 11:23 hs
Foto: DIVULGAÇÃO

A Associação Camila, entidade sem fins lucrativos fundada em 2001, realizou no último sábado, 9, a 11ª edição do projeto “Afilhados de Camila” que, ao longo dos anos, tem distribuído brinquedos, roupas e muito carinho para crianças e adolescentes do Jardim Conceição, na zona Sul de Osasco, em comemoração ao Natal. Em 2017, 160 jovens, entre crianças e adolescentes, foram presenteados.

Por meio do projeto “Afilhados de Camila”, voluntários de todo o país apadrinham jovens de Osasco que participam dos projetos sociais desenvolvidos pela Associação Camila. O objetivo é aproximar as crianças e adolescentes de uma realidade que para muitos é distante: presentes de Natal.

“No início, em 2006, era uma festinha de confraternização e dávamos kit de doces. Então, funcionários voluntários do Bradesco, por conta do dia do voluntariado corporativo, iniciou o projeto de padrinhos, entregando os presentes de Natal e não paramos mais. Hoje, diversos amigos, familiares e diretores da Associação articulam o projeto 'Afilhados de Camila'. Garantir presentes para crianças no Natal é um gesto significativo, uma demonstração de afeto para que esses jovens percebam que são importantes. Faz muita diferença na vida dessas crianças e de suas famílias. Isso muda comportamentos e se complementa às ações desenvolvidas pela Associação ao longo do ano”, explica Gilma Ramos, fundadora e presidente de honra da Associação Camila.

Na atual edição do projeto, os padrinhos presentearam crianças com idade inferior a 12 anos com um kit natalino contendo conjunto de roupas (calça, short ou vestido, camiseta ou regata e calcinha para as meninas, e calça e camiseta para os meninos), um calçado e um brinquedo, além de um pacote de doces. Ao todo, 130 crianças receberam o kit. Já os 30 adolescentes que participaram do projeto receberam, cada um, uma caixa de chocolates. Por meio de uma parceria, irmãos e familiares dos jovens que compareceram ao evento no último sábado também foram presenteados com brinquedos e chocolates. Pelo balanço divulgado pela Associação Camila, 205 presentes foram entregues em 2017. Gilma reforça que o resultado foi acima do esperado, principalmente, por conta da crise econômica vivida no país.

Com essa situação conturbada pela qual o Brasil está passando, tivemos dificuldade para conseguirmos padrinhos e madrinhas, mas o coração solidário das pessoas e o espírito de Natal que já é cultural, mesmo diante do apelo comercial que a data ganhou, há valores de solidariedade em ajudar os mais pobres, além da importância do afeto com os jovens e suas famílias. A festa deste ano foi maravilhosa, uma troca de dar e receber carinho acima de tudo. Tenho certeza que nos tornamos pessoas melhores. O sentimento que fica é de gratidão”, finalizou Gilma.