André Sacco quer apoio federal para metrô em Osasco

André Sacco quer apoio federal para metrô em Osasco

Candidato a deputado federal, tucano vê nesta modalidade de transporte público a solução para os problemas de mobilidade urbana da cidade e de toda a região Oeste

Por Gilberto de Almeida 17/08/2022 - 20:44 hs

Candidato a deputado federal, André Sacco (PSDB) promete levar a implantação do metrô em Osasco à pauta do Congresso Nacional. Para o tucano, o governo federal deve ser parceiro do estado na ampliação da rede de transporte sobre trilho, permitindo que o metrô atenda também à região metropolitana Oeste da Grande São Paulo.

Em recente publicação em suas redes sociais, André Sacco falou sobre o tema. De acordo com ele, a  implantação do metrô em Osasco servirá como ponto de partida para a construção da linha que atenderá todas as cidades do corredor Oeste.

“Temos que aperfeiçoar o sistema de mobilidade da região metropolitana. Na maior parte dos dias, o cidadão gasta mais de três horas fora do convívio familiar e dentro de carros, ônibus e trens. O metrô de São Paulo já deveria ter chegado a Osasco, para dar início a linha de metrô do corredor Oeste, da Rota dos Bandeirantes. Precisamos levar esse serviço para próximo do cidadão”, afirmou ele.

Embora o metrô seja operado pelo governo do Estado de São Paulo, André Sacco acredita que o governo federal deve auxiliar os entes federados, destinando recursos para obras de mobilidade e, principalmente, transporte sobre trilhos. Em vigor desde 2012, a Lei 12.587/12, conhecida como Lei da Mobilidade Urbana, prevê que os três entes da federação devem trabalhar em conjunto para resolver estes problemas.

“É preciso criar alternativas para desafogar o trânsito nas grandes cidades e, com isso, permitir que as pessoas tenham mais qualidade de vida, mais tempo com a família e para descansar. Há previsão legal para que o governo federal atue como parceiro de estados e municípios para resolver os problemas de mobilidade urbana e é por isso que eu vou lutar. É preciso aportar recurso federal em obras como a do metrô, para que essa modalidade de transporte seja uma realidade também fora da capital”, opinou o candidato a deputado federal.

“Na condição de deputado federal, vou batalhar junto ao governo federal para que ele cumpra seu papel, também participe deste processo e entenda a importância que uma obra como essa terá na vida de milhões de pessoas da nossa região”, finalizou André Sacco.