Thiago Silva Secretário de Comunicação de Osasco tem alta Hospitalar após 100 dias de UTI

Thiago Silva Secretário de Comunicação de Osasco tem alta Hospitalar após 100 dias de UTI

Por Gilberto de Almeida 01/06/2022 - 15:25 hs
Foto: divulgação

O secretário de Comunicação da Prefeitura de Osasco, Thiago Silva, recebe alta hospitalar nessa quarta-feira, 1/6. Acometido pela síndrome de Guillian-barré, Thiago permaneceu 100 dias na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas (HC), após ter passado pelo Hospital Municipal Antônio Giglio, onde recebeu o primeiro atendimento, e pelo Hospital Regional, onde foi submetido a exames específicos, sendo posteriormente encaminhado ao HC, via CROSS (Central de Regulação dos Serviços de Saúde). 

 

Thiago recebe alta do Hospital das Clínicas e dá início à reabilitação. Ele mostrou-se bastante animado com a sua recuperação. “Logo logo estarei de volta 100%, disse. O secretário também agradeceu as inúmeras mensagens e orações recebidas. “Agradeço a Deus, primeiramente, por estar recuperado. Agradeço muito às equipes médicas, aos amigos e à minha família por todo apoio. Não largaram a minha mão em nenhum momento”, contou em postagem feita em sua conta no instagram. ( Foto atual de Thiago divulgada no Instagram)


Durante o período de reabilitação, Thiago permanecerá afastado de suas funções na Prefeitura e a secretaria permanecerá sob o comando interino de Éder Máximo, que também é o titular da Secretaria de Planejamento e Gestão.

O que é Síndrome de Guillain Barré 

A síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune grave em que o próprio sistema imunológico passa a atacar as células nervosas, levando à inflamação nos nervos e, consequentemente, fraqueza, formigamento nas pernas e nos braços, perda de sensibilidade, alterações na pressão arterial, palpitações e paralisia muscular, podendo ser fatal, já que pode interferir na capacidade de movimentação dos músculos respiratórios

A síndrome tem progressão rápida e a maioria dos pacientes recebe alta após 4 semanas, no entanto o tempo de recuperação total pode demorar meses ou anos. A maioria dos pacientes se recupera e volta a andar após 6 meses a 1 ano de tratamento, mas existem alguns que tem maior dificuldade e que precisam de cerca de 3 anos para se recuperar

Principais sintomas

Os sinais e sintomas da síndrome de Guillain-Barré podem se desenvolver rapidamente e pioram ao longo do tempo, podendo deixar a pessoa paralisada em menos de 3 dias, em alguns casos. No entanto, nem todas as pessoas desenvolvem sintomas graves, podendo apresentar fraqueza nos braços e nas pernas. De forma geral, os sintomas da síndrome de Guillain-Barré são:

Fraqueza muscular, que geralmente começa nas pernas, mas depois atinge os braços, diafragma e também os músculos da face e da boca, prejudicando a fala e a alimentação;

Formigamento e perda de sensibilidade nas pernas e nos braços;

Dor nas pernas, quadril e nas costas;

Palpitações no peito, coração acelerado;

Alterações da pressão, podendo haver pressão alta ou baixa;

Dificuldade para respirar e para engolir, devido à paralisia dos músculos respiratórios e digestivos;

Dificuldade em controlar a urina e as fezes;

Medo, ansiedade, desmaio e vertigem

Quando o diafragma é atingido, a pessoa pode começar a sentir dificuldade para respirar, e neste caso é recomendado que a pessoa seja ligada a aparelhos que ajudem a respirar, já que os músculos respiratórios não funcionam corretamente, podendo resultar em asfixia.

O que causa a síndrome de Guillain-Barré

A síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que acontece principalmente devido a infecção, sendo muitas vezes consequência da infecção pelo Zika vírus. Esse vírus pode comprometer o funcionamento do sistema imune e do sistema nervoso, resultando no aparecimento dos sinais e sintomas característicos da doença 

Devido às alterações no sistema imune, o organismo passa atacar o próprio sistema nervoso periférico, destruindo a bainha de mielina, que é a membrana que recobre os nervos e acelera a condução do impulso nervoso, originando os sintomas.

Ao perder a bainha de mielina, os nervos ficam inflamados e isto impede que o sinal nervoso seja transmitido para os músculos, levando a fraqueza muscular e a sensação de formigamento nas pernas e nos braços, por exemplo.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da síndrome de Guillain-Barré nos estágios iniciais é difícil, pois os sintomas são semelhantes a diversas outras doenças em que há comprometimento neurológico.

Assim, o diagnóstico deve ser confirmado por meio da análise dos sintomas, exame físico completo e realização de exames como punção lombar, ressonância magnética e eletroneuromiografia, que é um exame feito com o objetivo de avaliar a condução do impulso nervoso. Saiba como é feito o exame de eletroneuromiografia 

Todos os pacientes diagnosticados com síndrome de Guillain-Barré devem permanecer internados no hospital para serem devidamente acompanhados e tratados, porque quando esta doença não é tratada, pode levar à morte devido à paralisia dos músculos.

Normalmente, o tratamento hospitalar é feito com:

1. Plasmaférese terapêutica

A plasmaférese é um tipo de tratamento que consiste na filtração do sangue com o objetivo de remover o excesso de substâncias que podem estar causando a doença. No caso da Síndrome de Guillain-Barré, a plasmaférese é feita com o objetivo de remover o excesso de anticorpos que estão atuando contra o sistema nervoso periférico e causando os sintomas da doença.

sangue filtrado é, então, devolvido ao organismo, que é estimulado a produzir anticorpos saudáveis, aliviando, portanto, os sintomas da doença. Entenda melhor como é feita a plasmaférese. 

2. Injeção de imunoglobulina

O tratamento com imunoglobulina consiste na injeção diretamente na veia de anticorpos saudáveis que atuam contra os anticorpos que estão causando a doença. Dessa forma, o tratamento com imunoglobulina se torna eficaz porque promove a destruição dos anticorpos que estão atacando o sistema nervoso, aliviando os sintomas.

Tratamento com fisioterapia

A fisioterapia é importante na síndrome de Guillain-Barré porque promove a recuperação das funções musculares e respiratórias, melhorando a qualidade de vida. É importante que a fisioterapia seja mantida por 1 ano ou mais após a alta, até que se recupere o máximo de capacidades.

O acompanhamento de um fisioterapeuta com exercícios diários realizados com o paciente é necessário para estimular a movimentação das articulações, melhorar amplitude de movimento, manter a força muscular e prevenir complicações respiratórias e circulatórias. Sendo que, para a maioria dos pacientes, o principal objetivo é voltar a andar sozinho.

Sinais de melhora e piora

Os sinais de melhora da Síndrome de Guillain-Barré começam a surgir cerca de 3 semanas após o início do tratamento, no entanto a maioria dos pacientes só recupera o controle de seus movimentos após 6 meses.

Já os sinais de piora acontecem quando o tratamento não é iniciado e podem demorar até 2 semanas para aparecer após o surgimento dos primeiros sintomas. Incluem dificuldade para respirar, alterações repentinas da pressão arterial e incontinência, por exemplo.