Em apoio ao Abril Azul, terminais da EMTU realizam ações para conscientizar sobre o autismo

Em apoio ao Abril Azul, terminais da EMTU realizam ações para conscientizar sobre o autismo

Por Gilberto de Almeida 31/03/2022 - 17:52 hs


Em apoio ao Abril Azul, campanha dedicada à conscientização da população sobre o autismo, a EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo preparou sete ações para informar os passageiros dos terminais metropolitanos sobre a condição de saúde e a importância de promover a inclusão de pessoas com o Transtornos de Espectro Autista -- TEA.

A primeira atividade ocorrerá nesta sexta-feira (01), no Terminal Santo André, na qual psicólogos e psicodramatistas do NEPSAR (Núcleo de Estudo e Pesquisa em Sociopsicodrama no ABC e Região) vão conversar com a população e apresentar esquetes teatrais para, de forma lúdica, sensibilizar os passageiros a compreender a condição e se colocar no lugar das pessoas que tem autismo, buscando um olhar voltado para o próximo 

Nos dias 05 e 07/04, profissionais da saúde e estudantes da Escola de Enfermagem PROZ vão dar visibilidade e difundir informações sobre o espectro autista e realizar testes de glicemia e aferição de pressão arterial nos passageiros dos terminais Jabaquara e Diadema, além de distribuir folhetos informativos. As mesmas atividades serão realizadas ao longo do mês nos terminais Santo André, São Mateus, Parque Cecap e Carapicuíba respectivamente nos dias 12, 20, 25 e 26/04.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 70 milhões de pessoas no mundo têm autismo. O Transtorno do Espectro do Autismo-TEA engloba um grupo de afecções do neurodesenvolvimento, cujas características envolvem alterações qualitativas e quantitativas da comunicação, seja linguagem verbal e/ou não verbal, da interação social e do comportamento caracteristicamente estereotipados, repetitivos e com gama restrita de interesses.

Abril Azul - A data 2 de abril foi definida como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e a campanha Abril Azul foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de conscientizar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Serviço


Ação: Esquete teatral “Olhar voltado ao interno”


Data: 01/04, das 10h às 13h


Local: Terminal Metropolitano Santo André


Endereço: Rua Visconde de Taunay, s/n - Centro - Santo André/SP


Ação: Orientação sobre o autismo, testes de glicemia e aferição de pressão


Horário: 10h às 14h


Data: 05/04

Local: Terminal Metropolitano Jabaquara (Rua Nelson Fernandes, s/n° - Jabaquara - São Paulo/SP)


Data: 07/04


Local: Terminal Metropolitano Diadema (Av. Conceição, s/n, Parque Mamede - Diadema)

Data: 12/04


Local: Terminal Metropolitano Santo André (Rua Visconde de Taunay, s/n - Centro - Santo André/SP)


Data: 20/04


Local: Terminal Metropolitano São Mateus (Av. Adélia Chohfi, 100 - Jardim Vera Cruz - São Paulo - SP)


Data: 25/04


Local: Terminal Parque CECAP (Encontro das avenidas Monteiro Lobato e Tancredo Neves em Guarulhos-SP)


Data: 26/04


Local: Terminal Metropolitano Carapicuíba (Rua Diógenes Ribeiro de Lima, 10 - Carapicuíba - SP)