No Dia do Esportista, veja dicas para quem quer iniciar ou retomar a prática frequente de exercícios físicos

No Dia do Esportista, veja dicas para quem quer iniciar ou retomar a prática frequente de exercícios físicos

Médico do Alta Excelência Diagnóstica explica qual o processo ideal para regressar a prática esportiva e traz alerta para aqueles que contraíram Covid-19

Por Redação 18/02/2022 - 16:35 hs

No próximo sábado, dia 19/02, é celebrado o Dia do Esportista, e a proposta dessa data nunca esteve tão em alta: incentivar a prática de esporte para benefício da saúde. Segundo a pesquisa Doença Crônicas e Seus Fatores de Risco e Proteção: Tendências Recentes no Vigitel, realizada pelo Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), em 2020 a obesidade passou a afetar 21,5% dos adultos nas capitais do país, percentual que era de 20,3% em 2019, salto provocado pelo isolamento social. Com a retomada das atividades, a população começa a reinserir o esporte na rotina, mas o Coordenador do Check-up do Alta, Dr. Raffael Fraga, explica quais os cuidados nesse momento, tanto para quem vai sair do zero, como para aqueles que decidiram reingressar na vida de esportista. O médico aponta um alerta considerável para as pessoas que tiveram Covid-19. Confira:

 

1.        Para aqueles que decidiram sair do zero, é fundamental uma avaliação clínica para identificar se está com a condição cardiovascular adequada, e quais as limitações neste início.

 

2.        No caso de quem teve Covid-19 e quer iniciar a prática esportiva, ou mesmo retomar, o exame é fundamental para identificar doenças como a miocardite, inflamação no coração que pode desencadear uma arritmia súbita em caso de esforço físico em excesso – parte da população acometida pelo vírus desenvolveu a sequela.

 

3.        Seja para aquele que vai começar a prática esportiva, ou retomar o esporte que praticava, o importante é começar de forma moderada.

 

4.        Caso alguma alteração no corpo ou mal-estar seja percebido, pare imediatamente o exercício e, assim que possível, procure um médico.

 

5.        O volume indicado para obter resultados satisfatórios é uma rotina, por semana, com 150 minutos de atividade aeróbia de intensidade leve a moderada, aliado a dois dias de trabalho de fortalecimento muscular.

 

6.        É recomendado o acompanhamento de um profissional de educação física para monitorar o ritmo da atividade, sem exceder os limites prescritos pelo médico, evitando lesões e risco cardiovascular.

 

7.        Recomendamos sempre que, naturalmente, a pessoa escolha o esporte que tem prazer em realizar e não se cobre tanto durante a jornada. O importante é se divertir e, por consequência, conquistar saúde!

 

Sobre o Alta

O Alta Excelência Diagnóstica é um centro de diagnósticos que conta com um corpo clínico muito especializado. Reúne médicos referência de órgãos nacionais e internacionais de saúde em diversas especialidades como pediatria, patologia clínica genética, radiologia pediátrica, oncologia pediátrica, hematologia e outras. Disponibiliza sofisticados equipamentos de medicina diagnóstica que proporcionam segurança e precisão. O conforto e a privacidade dos ambientes são a marca das 16 unidades distribuídas entre São Paulo e Rio de Janeiro, que conduzem o paciente em uma experiência única durante a realização de exames de imagem, análises clínicas e genômica O Alta faz parte da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil.