Dicas de conteúdos que mais caem no ENEM

Dicas de conteúdos que mais caem no ENEM

A Evolucional disponibiliza em suas redes sociais os assuntos mais recorrentes, com resolução de exercícios que caíram nas edições anteriores da prova oficial

Por Gilberto de Almeida 18/11/2021 - 23:21 hs

Às vésperas da maior prova da América Latina, o Enem 2021, que acontece nos dias 21 e 28 de novembro, a Evolucional apurou as questões que mais caem nas provas, com ajuda do Evo Nitro, plataforma de aprendizagem adaptativa que, por meio de um algoritmo preditivo, sugere conteúdos alinhados com o resultado dos alunos nos simulados evolucional e a incidência dos assuntos no Enem, além de indicar os tópicos que mais podem potencializar o desempenho, com base na TRI - a Teoria de Resposta ao Item - modelo de correção estatístico utilizado no Enem. No Instagram e Facebook, a edtech compartilha dicas para esta reta final e disponibiliza vídeos resoluções exclusivas e gratuitas de questões importantes que caíram nas últimas edições do Enem. Basta acessar o link .

A apuração foi feita com base em edições anteriores do Enem.

Confira as principais matérias para mandar bem na avaliação do Enem.

Língua portuguesa: a questão que mais cai é sobre gêneros argumentativos-expositivos. Eles formaram pelo menos 22 questões que estavam nas provas anteriores;

Literatura: construção da poesia e da prosa, caiu pelo menos 18 vezes nos últimos anos;

Históriaprimeira república caiu, pelo menos, 6 vezes nos últimos 6 anos e movimentos sociais na primeira república, pelo menos, 4 vezes nos últimos 6 anos.

Matemática: tratamento da informação, caiu pelo menos 20 vezes nos últimos anos;

Biologia: problemas ambientais, esteve presente, pelo menos, nos últimos 6 anos;

Física: ondulatória, nos últimos anos, caiu nas provas, pelo menos, 15 vezes;

Química: eletroquímica, presente 8 vezes, pelo menos nos últimos 6 anos;

Geografia: espaço global, caiu aproximadamente 15 vezes nos últimos 6 anos;

Sociologia: cidadania e democracia presente pelo menos 10 vezes nos últimos 6 anos.

Filosofia: ciência moderna, presente pelo menos 5 vezes nos últimos 6 anos;

Redação: Para uma boa redação, a introdução deve apresentar o tema a ser discutido ao longo do texto. Procure utilizar as palavras-chaves que aparecem na proposta. Uma ótima estratégia é finalizar a introdução com a menção aos argumentos que serão apresentados.

No desenvolvimento do texto, traga ideias e as relacione com o ponto de vista defendido. Procure apresentar dois argumentos para o tema na introdução e escrever dois parágrafos no desenvolvimento - um para cada argumento. Traga também, repertório sociocultural e pelo menos um que não esteja na coletânea apresentada pelo Enem.

Na conclusão, feche as ideias e apresente uma proposta de intervenção. Procure focar em produzir apenas uma proposta, mas muito completa, com agente, ação, meio de realização e efeito. Lembre-se de que pelo menos um desses elementos precisa ser bem detalhado.

Sobre a Evolucional

Fundada em janeiro de 2014, a Evolucional é uma startup de educação baseada em dados e evidências. A Evolucional entrega soluções educacionais e tem o objetivo de auxiliar gestores e educadores a tomarem decisões pedagógicas através de dados e processos estruturados. A empresa está presente em mais de 3 mil escolas em cerca de 800 cidades em todo o país. Como carro chefe, a startup tem o Simulado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A avaliação da empresa utiliza a metodologia conhecida como TRI (Teoria de Resposta ao Item), e atinge uma precisão de 99,7% do resultado do exame oficial. Só em 2020, a empresa aplicou mais de 1,3 milhão de simulados. Foi premiada com o selo Great Place To Work entre as 100 melhores empresas para se trabalhar no estado de São Paulo.