AtivOz reúne-se com personalidades LGBTQIA+ para discussão de projetos

AtivOz reúne-se com personalidades LGBTQIA+ para discussão de projetos

Encontro acontece no Mês Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Por Gilberto de Almeida 11/06/2021 - 23:04 hs
Foto: Comunicação Câmara Municipal de Osasco

Na tarde desta quinta-feira (10), integrantes da AtivOz reuniram-se com personalidades LGBTQIA+ de Osasco para a discussão de projetos de lei, moções e requerimentos que o grupo vem protocolando na Câmara Municipal de Osasco. 

 

Entre os trabalhos desenvolvidos, Higor Andrade, covereador da AtivOz cita um projeto de lei que garante o direito ao uso dos banheiros públicos por travestis, transexuais e intersexo, de acordo com sua identidade de gênero. “Em 2021, essas pessoas ainda são impedidas de usar o banheiro, inclusive dentro de seus locais de trabalho. Estamos lutando pelo básico. Falamos de saúde pública”, afirma. 

 

Ele também cita o projeto de lei que institui no calendário oficial de Osasco o Dia Marielle Franco, de enfrentamento à violência política contra mulheres negras, LGBTQIA+ e periféricas.

 

Estavam presentes no encontro ativistas e representantes de cada letra da sigla LGBTQIA+, como o Fórum LGBT+ da AtivOz, a CAD – Comissão de Atenção à Diversidade Sexual e de Gênero, a ATTO – Associação das Transexuais e Travestis de Osasco e o projeto social Canto Íris. 

 

A reunião ocorreu no Mês do Orgulho LGBTQIA+, movimento mundial para celebração da diversidade, luta a favor de direitos básicos e contra a homofobia. O mês faz referência à Revolta de Stonewall, ocorrida em Nova York em junho de 1969, quando um grupo resolveu enfrentar a violência policial constantemente sofrida pelos homossexuais. Liderando a ação, estava Marsha P. Johnson, uma mulher transgênero negra.

 

O levante não foi o primeiro a ocorrer, mas é considerado um dos mais importantes marcos da organização coletiva LGBTQIA+ no enfrentamento de violações, luta por equidade e direitos humanos. 

 

A homossexualidade deixou de ser considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS) há 31 anos e os crimes motivados por LGBTfobia foram criminalizados há apenas dois anos, sendo que o Brasil é hoje o país que mais assassina pessoas LGBTQIA+ em todo o mundo, seguido pelo México e Estados Unidos. 

 

“Precisamos de políticas para que isso não aconteça mais, para que os direitos e a segurança da população LGBTQIA+ sejam garantidos. Junho é o mês de revolução desta comunidade. Continuamos na luta por moradia, educação e pela vida. Estamos na luta pelos direitos constitucionais de todas as pessoas”, ressalta Andrade.  


A mandata coletiva AtivOz, do PSOL, conta com a participação constante de pessoas da população de Osasco, e existe com o propósito de proporcionar maior representatividade e diversidade no Legislativo osasquense, por meio da ocupação do gabinete da vereadora Juliana da AtivOz (PSOL), que lidera a primeira ação deste tipo na história da Câmara de Osasco.