Vacinação contra Covid 19 em pessoas com comorbidades começa em maio

Vacinação contra Covid 19 em pessoas com comorbidades começa em maio

Por Gilberto de Almeida 23/04/2021 - 18:17 hs
Foto: divulgação

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta feira (23), que iniciará em maio a vacinação contra covid 19 em pessoas com comorbidades no mês de maio, depois que todos os idosos com mais de 60 anos já terem sido vacinados. O grupo que compreende ás pessoas de 18 anos á 59 anos com doenças preexistentes é composto por aproximadamente 17,7 milhões de pessoas.

De acordo ainda com o ministério, indivíduos com comorbidades deverão informar sua condição antes da vacinação durante o pré cadastro realizado no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI- PNI). 

Os que não fizerem o cadastro o pré cadastro poderão apresentar qualquer comprovante que demonstre pertencer a um dos grupos de risco (exames, receitas, relatório médico etc...), poderão ser apresentados para comprovar.

 De uma forma geral, comorbidades para prioridade na vacinação são consideradas: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer, síndrome de Down, anemia falciforme, cirrose hepática, HIV e obesidade grave.

 Como o programa é feito pelos estados, alguns já começaram a vacinar partes desse grupo, usando critérios próprios.

Em São Paulo, por exemplo, doentes crônicos recebem a vacina a partir de 10 de maio. Nessa primeira etapa vão ser atendidos doentes renais, pessoas com Síndrome de Down e transplantados.

“Lembramos que esse é um grupo prioritário das comorbidades, por isso nós decidimos abrir essas faixas etárias. O Programa Nacional de Imunização [PNI] coloca como sendo um grupo prioritário dentro das comorbidades”, disse Regiane de Paula, da Coordenadoria de Controle de Doenças do estado de São Paulo.