Com 9 votos STF forma maioria sobre não abertura de templos religiosos durante a pandemia

Com 9 votos STF forma maioria sobre não abertura de templos religiosos durante a pandemia

Por Gilberto de Almeida 08/04/2021 - 19:09 hs
Foto: divulgação

O STF (Supremo Tribunal Federal), terminou de votar nesta noite de quinta feira (08), formando maioria de 9 votos contra dois vencendo os ministros Kassio Nunes Marques e Dias Tofolli, decidindo pela constitucionalidade de decretos estaduais e municipais que proíbem a realização de missas e cultos religiosos durante a pandemia da Covid 19, ou seja fica proibido a abertura dos templos religiosos.

A maioria da Corte usou como base de decisão a crítica situação do Brasil na pandemia e argumentou que os decretos locais não impedem liberdade de culto, mas restringem as aglomerações que se formam nos templos. Até então, só Dias Toffoli e Kassio Marques Nunes votaram a favor da liberação.

A ação, foi promovida pelo PSD e por uma associação de pastores, contestava a proibição de atividades religiosas presenciais em São Paulo e foi rejeitada pelo próprio Gilmar Mendes em ordem liminar na última segunda (5).

Veja como votaram os ministros até então: Contra a liberação dos cultos: Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Marco Aurélio Mello, Rosa Weber e Ricardo Lewandowski

A favor da liberação: Dias Toffoli e Kassio Nunes Marques.


com informações: Uol Noticias