Segundo maior Cemitério da Capital Paulista suspende enterros por falta de vagas

Segundo maior Cemitério da Capital Paulista suspende enterros por falta de vagas

Por Gilberto de Almeida 31/03/2021 - 21:36 hs
Foto: ROGÉRIO GALASSE/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O segundo maior cemitério da capital paulista, decidiu por suspender novos enterros devido aumento da demanda de falecidos pela covid 19 a partir desta quarta feira (31). De acordo com informações apuradas através de funcionários e parentes que tentaram enterrar vitimas da doença e não foi possível neste cemitério.

Ainda de acordo com informações divulgadas pelo site de noticias G1, o cemitério fará apenas exumações para poder conseguir liberar espaço para novos sepultamentos e, assim poder autorizar a realização de novos enterros.

Ainda de acordo com relatos ouvidos pela reportagem, por conta da falta de vagas, os corpos também estão sendo encaminhados para o Cemitério de Perus, na zona norte. A média de sepultamento no município passou de 7.5 mil por mês para quase 9 mil.

Em nota a Prefeitura de São Paulo, negou que o cemitério tenha sido fechado e disse que enterros de pessoas que já têm jazigos, e sepultamentos de crianças seguem ocorrendo.

“O equipamento continua funcionando para sepultamentos dos munícipes que possuem túmulos – concessão – e para enterros de crianças. A medida consta do Plano de Congestionamento Funerário, apresentado publicamente em 2020, e foi definido com base em critérios logísticos, números de óbitos ocorridos em 24 horas, que enfrenta pandemia e está em fase emergencial conforme determina o Plano São Paulo do Governo do Estado.

A informação de que o cemitério fará apenas exumação para abertura de novas vagas é improcedente, pois trata-se de um procedimento necessário, que é feito de forma regular de acordo com critérios previstos na legislação em vigor” diz a nota

.Na  noite desta terça (30), um comunicado foi repassado aos funcionários do serviço funerário alertando que sepultamentos de adultos precisam de autorização.

 

Com informações: Portal G1