HMB realizou quase 35 mil sessões de hemodiálise em 2020

HMB realizou quase 35 mil sessões de hemodiálise em 2020

Unidade implementou protocolos de segurança para continuar oferta de tratamento durante a pandemia

Por Gilberto de Almeida 16/03/2021 - 20:43 hs
Foto: Janaina Barbedo / HMB

O Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) aproveita o Dia Mundial do Rim (11/3) para destacar a importância do Centro de Hemodiálise Dra. Sandra Vicenza Sarno, um serviço essencial e que precisa manter o atendimento aos pacientes com doença renal, mesmo no cenário de pandemia. 

O Hospital, que realizou 34.702 sessões de hemodiálise em 2020, implementou uma série de cuidados adicionais para evitar a propagação do novo coronavírus, como orientação sobre higiene adequada das mãos antes de entrar e ao sair da unidade, uso de máscara pelo paciente e pelos profissionais durante todo tratamento, fluxos de entrada e saída de pacientes para evitar aglomeração, coleta de swab (PCR) em pacientes sintomáticos na própria hemodiálise e isolamento de pacientes suspeitos ou confirmados em sala exclusiva para Covid-19. 

A hemodiálise é considerada um tratamento indispensável porque a máquina funciona como uma substituição do rim doente. “Os rins são responsáveis por quatro funções no organismo: eliminação de toxinas do sangue por um sistema de filtração, regulação da formação do sangue e dos ossos, regulação da pressão sanguínea e controle do delicado balanço químico e de líquidos do corpo. E a hemodiálise executa parcialmente essas funções, filtrando o sangue, retirando toxinas e líquidos em excesso”, comenta Agostinho Filgueira, coordenador do Centro de Hemodiálise. Segundo o especialista, as demais funções são supridas com uso de medicação. 

Com funcionamento de segunda a sábado, entre 6h e 16h30, o Centro tem capacidade de realizar mais de 3.000 sessões por mês. Cada sessão dura em torno de quatro horas e é realizada três vezes por semana. Como o tratamento é intenso e constante, é imprescindível que o espaço seja adequado, confortável e acolhedor. 

“Os serviços prestados pelo setor de hemodiálise do HMB são nota 10! A estrutura é excepcional, como de primeiro mundo, igual aos melhores hospitais de São Paulo. Além disso, o atendimento é humanizado, pacientes e familiares são tratados com o máximo de respeito, cordialidade e atenção. E os profissionais são altamente qualificados, educados, prestativos e solícitos”, explana Lindaura Ferreira do Prado, 68 anos, que realiza hemodiálise no HMB desde outubro de 2020. 

O Centro de Hemodiálise conta com mais de 50 colaboradores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, auxiliares administrativos e de limpeza. Como prática do Hospital, todos os funcionários sempre são orientados a tratar todos os pacientes e familiares com cordialidade e respeito. Marcionilia Alves Pereira, 78 anos, que faz hemodiálise no HMB desde setembro de 2020, considera o atendimento excelente. “O que mais gosto da hemodiálise é da equipe que cuida de mim. Todos são muito atenciosos e carinhosos”, pontua. 

José Martins, 73 anos, que faz hemodiálise desde novembro de 2020, também elogia a competência dos funcionários. “O serviço da equipe é nota 1000! Todos são qualificados e atentos. Além disso, a estrutura é organizada e higienizada e os equipamentos são muito modernos”, comenta. 

E Daiane Andrade Costa, 31 anos, paciente da hemodiálise desde março de 2019, enaltece a alegria do ambiente. “A equipe da hemodiálise é minha segunda família, pois passo a maior parte do tempo com eles. São maravilhosos, alegres e divertidos, e isso faz com o que meu tratamento seja mais fácil”, explica.