Taboão da Serra regride para a Fase Laranja do Plano São Paulo

Taboão da Serra regride para a Fase Laranja do Plano São Paulo

Medidas restritivas foram tomadas para frear contaminação pelo novo coronavírus na cidade

Por Gilberto de Almeida 28/02/2021 - 20:47 hs
Foto: Prefeitura de Taboão da Serra

A Prefeitura de Taboão da Serra está seguindo as recomendações do Governo do Estado de São Paulo no combate à COVID-19. Por isso, na sexta-feira, 26/02, o município promulgou o Decreto 25/2021, que retorna a cidade para a Fase Laranja do Plano São Paulo, com mais restrições. A medida passa a valer nesta segunda, 01/03. Além disso, a prefeitura também publicou o Decreto 27/2021, que suspende, até o dia 14/03, as atividades presenciais das Secretarias de Educação, Esportes, Cultura e Desenvolvimento Econômico.

Segundo o prefeito Aprígio as decisões são necessárias. “O Comitê de Enfrentamento à COVID-19 está atento a tudo o que acontece em nossa cidade. Fazendo o monitoramento, a equipe percebeu que houve uma alta no número de internações, de casos confirmados e também aumento na procura por atendimento por suspeita da doença”, afirmou. “Por isso, tomamos a decisão de suspender as atividades presenciais e aumentar as restrições. Queremos frear o ritmo de contaminação da COVID-19 e, assim, salvar vidas”, destacou.

Neste mês de fevereiro Taboão da Serra registrou um aumento,em relação ao mês passado, de 60% na média semanal e 40% na média diária de casos confirmados. Em janeiro a média era de 20 novos casos por dia, enquanto em fevereiro o número subiu para 28. Para piorar a situação esta semana o município chegou a triste marca dos 12.010 casos confirmados da COVID-19 e registrou 403 óbitos por contada doença.

Restrições

Além das determinações estabelecidas pelos decretos municipais, o governo estadual restringiu a circulação de pessoas, das 23h às 5h, em todo São Paulo. A decisão foi tomada com base na taxa de ocupação de leitos de UTI no estado e a medida entra em vigor nesta sexta, 26/02, e é valida até 14/03.

Na Fase Laranja do Plano São Paulo, todos os comércios podem funcionar, exceto bares que são proibidos. Os estabelecimentos devem funcionar até 8h por dia, sempre após as 6h e antes das 20h, e com capacidade limitada a 40% da ocupação.

Fiscalização

Nesta sexta e sábado, 26 e 27/02, o Departamento de Fiscalização de Posturas e a Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra farão uma ação em conjunto. A ideia é orientar os moradores e comerciantes sobre a importância de evitar aglomerações e manter o distanciamento social.