HMB celebra alta de número 2 mil dentre os pacientes de Covid-19

HMB celebra alta de número 2 mil dentre os pacientes de Covid-19

Por Gilberto de Almeida 03/02/2021 - 22:04 hs

A última segunda-feira (dia 1º de fevereiro) foi de festa no Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB). A equipe que atende os pacientes vítimas da Covid-19 celebraram a alta de número 2 mil.

Foi a vez da paciente Maria Odete Guerra, de 73 anos, voltar para casa. Ela ficou internada durante oito dias em leito de enfermaria e, recuperada, reencontrou sua família, que aguardava ansiosa por seu retorno. 

 Para celebrar a ocasião, foi montado um cenário com bexigas e balões com o número “2.000” e o diretor do Hospital, Paulo Tierno, entregou um certificado simbólico de superação. Os filhos e o marido da paciente ofereceram flores, agradeceram e bateram muitas palmas para comemorar o momento da alta. 

“Eu saio feliz. A sensação de quando estamos doentes é muito ruim, é terrível, mas graças a Deus estou recuperada e foi muito bom estar com vocês”, disse Maria Odete dirigindo-se à equipe. “Só tenho a falar coisas boas de vocês”, declarou, emocionada.

 Quando perguntada sobre qual conselho daria para quem não foi infectado pelo SARS-CoV-2, a idosa foi enfática: “se cuidar! Se cuidar bem para que não tenha essa doença, porque é terrível”, alerta.

 O secretário de Saúde de Barueri, Dionisio Alvarez Mateos Filho, sabe bem do que a paciente está falando. Ele ficou uma semana internado no HMB, infectado pela Covid, e sentiu na pele a alegria de ser curado da doença.

 “Estamos comemorando a alta da dona Maria Odete e pra nós isso é uma grande satisfação, porque a gente sabe do trabalho dos profissionais do HMB e da alegria com a qual eles tratam cada paciente. Eu fui um dos contemplados, estive internado por uma semana e fui muito bem tratado, assim como vi as outras pessoas serem bem tratadas também. É uma família trabalhando em prol da saúde de todos”, declara o médico.

 Mais de 11 mil vidas salvas

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, em 1º de fevereiro, Barueri tem 11.650 pacientes confirmados e curados desde o início da pandemia.

 O HMB é o Hospital de referência para Covid-19 em Barueri. Desde o início da pandemia foi criado um setor específico para o tratamento de pessoas com confirmação ou suspeita de contaminação pelo novo coronavírus na unidade. Além dele, o PA Vanderson César de Almeida, do Jardim Paulista, também foi todo reconfigurado para atender exclusivamente a esses casos.