Barueri tem o ano mais seguro de sua história

Barueri tem o ano mais seguro de sua história

Em 4 anos, crimes caem 41% e cidade registra as menores taxas de delito da série histórica

Por Gilberto de Almeida 01/02/2021 - 16:48 hs
Foto: Benjamim Sepulvida / Secom
Barueri tem o ano mais seguro de sua história
Redução da criminalidade está diretamente ligada aos investimentos no setor no último quadriênio

A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP/SP) fechou o balanço das ocorrências criminais de 2020 e os dados mostram que Barueri diminuiu a quantidade de crimes ao patamar mais baixo desde que as estatísticas passaram a ser divulgadas neste formato.

O total de casos de homicídio doloso, furto, roubo e subtração de veículo no ano passado foi 23,73% menor do que no ano anterior. A redução chega a 41,73% quando a comparação recua até 2016.

As taxas de furto, de roubo e de furto e roubo de veículo por 100 mil habitantes em 2020 são as menores da história da cidade desde 1999, quando iniciou a série de estatísticas. O mesmo acontece com as taxas de furto e de roubo de automóvel a cada 100 mil veículos.

O índice de homicídio doloso por 100 mil habitantes ficou em 6,34, sendo a quarta melhor taxa já registrada em Barueri, atrás apenas dos anos de 2010 (5,82), 2018 (3,81) e 2019 (4,53). Organismos internacionais de segurança apontam epidemia de violência quando este indicador é superior a 10.

Investimentos

Para a secretária de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri, Regina Mesquita, a redução da criminalidade está diretamente ligada aos investimentos realizados no setor no último quadriênio.

“Neste período foi instalado o Centro Integrado de Monitoramento (CIM), ampliando o número de câmeras de vigilância para mais de 480 unidades. A Guarda teve a frota de viaturas modernizada, inclusive com GPS, e atuou com mais proximidade das demais forças de segurança”, relata a secretária.

Pandemia

É um equívoco creditar estes resultados à pandemia. A proximidade de Barueri com a Capital e o alto número de população flutuante que o município recebe diariamente, por ser um dos maiores polos econômicos da região, prejudicaram o índice de isolamento social na cidade, que tem sido baixo, de acordo com apontamentos do SIMI-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo).

Neste período, a Guarda Municipal teve que adaptar suas estratégias de atuação. A corporação aumentou o seu leque de ações para coibir aglomerações, fiscalizar atividades não permitidas, orientar a população e garantir a segurança.