O LIXÃO DE ARAÇARIGUAMA ESTÁ PRONTO PARA FUNCIONAR!

O LIXÃO DE ARAÇARIGUAMA ESTÁ PRONTO PARA FUNCIONAR!

6 MESES APÓS AFASTAMENTO DA PREFEITA LILI AYMAR, OBRAS DO LIXÃO, CONSTRUÍDO EM CIMA DE 9 NASCENTES EM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL ESTÃO PRONTAS PARA RECEBER TONELADAS DE LIXO

Por Gilberto de Almeida 16/04/2020 - 18:20 hs

 Enquanto o mundo clama pela proteção Ambiental e luta por saúde, a atual gestão de Araçariguama vai na contramão e faz vista grossa para a degradação da cidade.

O lixão de Araçariguama está pronto para operar, coincidentemente passados 6 meses após o afastamento da Prefeita Lili Aymar, que desde o início de sua gestão, se posicionou contra e tomou providências legais e administrativas contra a instalação do mesmo, paralisando e embargando as obras, anulando autorizações e certidões emitidas pela gestão anterior, mostrando à todos que a implantação do famigerado aterro sanitário, vulgo lixão, não poderia ser implantado em cima de 9 nascentes de água que formam o Ribeirão do Colégio, único ponto de captação de água potável  que abastece o município de Araçariguama, além de, por afluentes, abastecer Itu e Salto.

Conforme fotos e filmagens de nossa equipe, feitas no último dia 14 de Abril, as obras estão praticamente encerradas e, ao que parece, tudo pronto para receber lixo de toda região.

Foram constatadas inúmeras obras de  terraplanagens com movimentação de imenso volume de terra, construção de ponte de acesso em concreto, canalização em concreto de parte do córrego, que inclusive danificaram permanentemente trechos de mata siliar e Mata Atlântica, além de cercamentos que por toda via. Tudo isso à toque de caixa, justamente após o afastamento da prefeita que é contra o lixão. 

As referidas obras foram realizadas sem nenhum  óbice ou fiscalização da atual administração do prefeito interino Joca Júnior ou mesmo pela Câmara Municipal, configurando omissão dos citados pela não informação ao poder Judiciário, que havia determinado a paralização de todas as obras.

A qualquer momento poderá se dar o início do funcionamento do empreendimento com as devidas, mas não desejadas licenças da Prefeitura Municipal, e então passar a eceber mais de 5 mil toneladas de lixo por dia, proveniente de 20 cidades da região, condenando à morte as nascentes e consequentemente o próprio Ribeirão do Colégio, através de um inevitável vazamento de chorume, proveniente das milhares de toneladas de lixo que ali serão depositadas.

Com a provável contaminação, o abastecimento de água potável referido será impossibilitado e as consequências para a saúde da população nos anos subsequentes serão devastadoras.

A análise dos fatos acima relatados fazem levar a crer que haja possível ligação entre o afastamento da Prefeita Lili Aymar do cargo e o avanço das obras sem nenhuma fiscalização ou ação impeditiva por parte da atual gestão, que estranhamente não agiu para a proteção dos interesses da população, podendo ter cometido, por omissão ou cumplicidade, crimes de responsabilidade, abuso de autoridade, falta de decoro, prevaricação e até mesmocrimes ambientais.

Araçariguama, assim como os demais municípios do Brasil, vive momento de grande preocupação em relação ao avanço dos casos de coronavirus, sendo a atuação flagrantemente temerária do atual prefeito interino, que entre outras, fechou espaços de saúde com UBS e AME, desinstalou o único tomógrafo da cidade, além de não demonstrar ações claras de preparação para o enfrentamento da pandemia, tendo inclusive autorizado recentemente a reabertura de empresas, contrariando as orientações do Governo de São Paulo e as recomendações da Organização Mundial de Saúde.

A soma de todas as informações, acrescidas à simpatia pelo empreendimento do aterro, amplamente declarada por parte do atual presidente da Câmara, vão na contramão da vontade da imensa maioria da população da Cidade, que se vê refém de atos que poderão condenar o futuro de suas famílias.

 A PRESSÃO FINANCEIRA

Abaixo explicaremos através de números, o tamanho dos interesses econômicos envolvendo a operação do lixão.

Diariamente seriam:

5.000 toneladas de lixo

R$200,00 por tonelada

1 milhão de reais por dia

30 milhões de reais por mês 

360 milhões de reais de faturamento por ano 

Em 30 anos a soma chega à inacreditável soma de

R$10.800.000.000,00 - 

10 bilhões e 800 milhões de reais, equivalente a aproximadamente 2 bilhões de dólares, com um lucro estimado em 82%.

Um negócio de lucros bilionários certamente explica muita coisa...

Todas as autoridades envolvidas precisam explicar para a população se o futuro e a saúde das famílias valem mais ou valem menos que os números acima apresentados.

Aguardaremos a manifestação da Prefeitura, Câmara Municipal, Cetesb, Sabesp e Promotoria de Defesa do Meio Ambiente.