O que acontece com o governo na cidade de Osasco?

O que acontece com o governo na cidade de Osasco?

Por ODILON NETO 10/06/2019 - 00:39 hs

Há muito estamos tentando entender o que aconteceu com nossa cidade nestes últimos anos. Parece que nossos governantes, em especial o nosso prefeito, esqueceram o motivo para o qual foram eleitos. Hoje a equipe do prefeito Rogério Lins tenta fazer-nos orgulhar de sermos o 2° PIB do estado de São Paulo e o 8° do Brasil. Porém, o que sentimos na pele enquanto cidadão osasquense é que nossa cidade está a cada dia mais afundada na falta de gestão e incompetência política.

Mas, para entendermos nossa situação atual, precisamos voltar um pouco no tempo, mais precisamente em 2005, ano de início da gestão Emídio de Souza (PT). Emídio, é o maior responsável pelo atual modelo de gestão aplicado até hoje em nossa cidade, modelo este incompetente, de aparelhamento da máquina pública, de troca de favores entre o executivo e o legislativo, onde a câmara passa a ser uma extensão do gabinete do prefeito, não podemos esquecer, que o ex-prefeito Emídio e hoje deputado estadual, teve todas as suas 8 contas rejeitadas pelo Tribunal de conta do estado (TCE-SP), e a câmara dos vereadores não aceitou nenhum dos pareceres, que por incrível que pareça, são os mesmos do ex-prefeito Jorge Lapas, hoje inelegível pela rejeição de duas contas na câmara. Fica a pergunta aos senhores e senhoras leitores, por a de um foi rejeitada e a do outro não, sendo que os motivos são praticamente os mesmos?

Bom, continuando, de lá para cá, passaram-se 14 anos, e nada mudou, o sistema continua o mesmo, e muitas carinhas no funcionalismo público comissionado também. Por que será?

Eu explico, a atual administração do prefeito Rogério Lins, deixou bem claro desde o começo de sua gestão, que queria agradar gregos e troianos em sua administração, abraçou PT e PSDB, e esqueceu-se do principal que é nossa população. Porém, o que Vossa Excelência o prefeito não imaginava, é que com isso, iria perder o controle de sua administração. Prova disso, são as constantes trocas de secretários, que em algumas secretárias já chegaram a 5 em menos de 3 anos completos de administração, a única intocável é a cadeira do senhor secretário de finanças, Pedro Sotero, que está lá desde a gestão Lapas, por competência sabemos que não é, agora o por que ele é o intocável, sendo que afundou as contas públicas?

Pois bem, nossa saúde está abandonada, apenas com uma maquiagem entregue pelas OSs contratadas pela prefeitura, pessoas e crianças morrendo em nossos hospitais municipais e o prefeito dizendo que está tudo bem e nada precisa melhorar. E isso sem falar do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que além do péssimo atendimento na central 192, em especial nos plantões noturnos. Sofre com a falta de ambulâncias, e faz com que o munícipe ouça em quase todas as suas tentativas que não tem viatura para lhe atender. Ponto positivo para os motoristas, médicos (as) e enfermeiros (as), que cumprem seu trabalho com rigor, atendem a população com muito carinho e respeito, muito diferente do que acontece com os atendentes da central 192.

Nossa Educação, continua com déficit em vagas de creches que ultrapassam os milhares de vagas que faltam a nossas crianças, enquanto isso, sabemos que há outras diversas crianças com vagas nas creches que estão lá pois os pais tem alguma ligação com a gestão.

A nossa cultura está parada, apesar da boa vontade do atual secretário Eder B2, está ingerível, sem condições e orçamento para que nossos artistas tenham o mínimo de condições para sua arte, nosso museu municipal está abandonado e a anos necessita de uma reforma e proteção integral de seu acervo que já foi muito saqueado e hoje está extremamente reduzido.

Nosso esporte, apenas se vê uma maquiagem nos campos de várzea com as tais gramas sintéticas, não há incentivo aos nossos atletas, principalmente das modalidades de ginastica rítmica, só se faz propaganda e mais propaganda em cima do Futebol e do Vôlei Audax, que são mantidos única e exclusivamente com investimentos privados, cabendo a prefeitura apenas ceder os estádios e ginásios para seus jogos e treinos.

Nosso meio ambiente, não tem projetos para revitalização de praças públicas, diversas árvores podres com seus cortes e podas negados, nosso centro de controle de animais não funciona para proteger os PETs abandonados e em situação de maus-tratos.

A secretária de Obras, uma das poucas que funciona um pouco, pois tem mantido a zeladoria nas vias e rios do nosso município, ainda deixa e muito a desejar na manutenção preventiva aos prédios municipais, deixando muitas vezes em ruinas, escolas, Prontos socorros e o prédio da própria prefeitura.

Secretária de transito, desde sua criação não apresenta soluções para desafogar o transito de nossas principais vias, vive mudando sentido de ruas, colocando novas sinalizações, mas nenhuma ampliação, nenhuma rua nova, o centro de nossa cidade virou um caos nos horários de pico, e os finais de semana, pois não tem fiscalização e os motoristas estacionam aonde querem e como querem, principalmente nas ruas que dão acesso ao calçadão da rua Antônio Agú.

Assistência e promoção social, entregou um novo albergue na zona norte da cidade, muito bonito por sinal, porém, não há mais nenhum tipo de política para controlar a situação dos moradores de rua de nossa cidade, nenhum tipo de política para que esses moradores, principalmente os dependentes químicos, possam ser retirados da situação de rua e encaminhados ao tratamento, seja ele voluntário ou compulsório.

Trabalho, Emprego e Inclusão. Nossos portais do trabalhador, sempre com poucas vagas, e vagas em sua maioria para funções com remuneração baixa, não há preocupação em fazer um convênio com grandes empresas, para aumentar o leque de oportunidades para nossos cidadãos, projetos como Bolsa Família, estão sem fiscalização, podendo assim aumentar a fraude e entregar o benefício a famílias que não precisam, prejudicando as que realmente necessitam do programa.

Comunicação, braço forte do prefeito, encarregada de distribuir as propagandas da prefeitura, que confirmam a maquiagem imposta por uma administração falha e que não assume seus erros. Tem um exército pronto para responder qualquer manifestação negativa ao governo Lins, e no perfil oficial do prefeito, ao primeiro sinal de revolta de um cidadão, exclui o comentário e bloqueia o munícipe insatisfeito das redes sociais do prefeito.

Secretária de finanças, a mais problemática, não consegue se quer planejar as licitações com o DCLC, e vive impondo barreiras para que o mínimo possa ser repassado as outras secretárias. E através da má gestão do Senhor Pedro Sotero, que Osasco afunda-se cada vez mais em dividas e impossibilita um reajuste justo ao funcionalismo efetivo de nossa cidade.

Secretária de Administração, encarregada de gerir principalmente os funcionários, tem tentado implantar o ponto eletrônico que foi exigência do Ministério Público, para coibir cargos fantasmas, está desde o final do ano passado tento finaliza-lo, mas até agora o sistema continua deficiente. Não consegue organizar as demandas do funcionalismo e qualquer problema solicitado no DAP demora semanas para dar uma solução ao funcionário.

Por fim, não dá pra esperar muito de uma gestão que antes de tudo, zela pelas mentiras e omissões, tentando enganar nossa população com maquiagem e mais mentiras. Falta de compromisso e de responsabilidade antes de tudo com nós pagadores de impostos que trabalhamos duro, e necessitamos dos serviços públicos de nossa cidade. Prefeito Rogério Lins, acorde, deixe o Fantástico Mundo de Oz que o senhor vive, e venha para a Osasco de verdade, sinta na pele o que cada cidadão vem sentido, reconheça seus erros com humildade e tome coragem e vire prefeito de verdade, pois infelizmente o sabemos que o senhor é o que menos manda na Prefeitura do Município de Osasco. Falta Gestão.