Ministério da Saúde envia vacinas de maneira parcial e Araçariguama sofre com a falta de BCG, Penta e DTP

Ministério da Saúde envia vacinas de maneira parcial e Araçariguama sofre com a falta de BCG, Penta e DTP

Por Gilberto de Almeida 20/08/2019 - 19:52 hs
Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis (DEIDT), encabeçou os estados regionais de saúde, que por sua vez repassaram aos municípios, a Nota Informativa nº 15/2019 que lida com a situação atual da distribuição biofarmacêutica.

De acordo com o documento do Ministério da Saúde a distribuição é a seguinte;

Submissão parcial - BCG Vacina: quantidade correspondente a 68% do estado distribuídosdacota mensal. Este mês, foi distribuído para 20 vacinas DOSES BCG Serum India, desde lotes de vacina laboratorial da Fundação Ataulpho de Paiva - FAP aguardando liberação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - INCQS.

Em escassez - vacina pentavalente: 420.000 doses O Laboratório de Soro obteve a autorização para o Termo de Guarda Inferior dia 05/07. Já os 3.250.000 doses biológicos, opinião OPAS era favorável, maséainda aguardam os resultados do INCQS. Difteria, tétano e coqueluche (DTP): Esperando pelo Termo de Guarda Inferior da Anvisa. O estoque estratégico mínimo está sendo enviado por este Ministério da Saúde.

Assim, o Araçariguama Prefeitura, através da Secretaria de Saúde através da Vigilância Epidemiológica relata que algumas vacinas estão faltando em unidades enfermeira de saúde na cidade, entre eles o BCG, DTP pentavalente e sem data para reabastecimento.

Vale ressaltar que a compra de vacinas não é de responsabilidade do município de Araçariguama, mas o Ministério da Saúde, que é responsável pelo Estado de São Paulo, e o Departamento de Estado realizam a distribuição aos municípios.