SURTO DE SARAMPO PREOCUPAM AUTORIDADES E A POPULAÇÃO

SURTO DE SARAMPO PREOCUPAM AUTORIDADES E A POPULAÇÃO

Por Gilberto de Almeida 19/06/2019 - 19:59 hs

Após 14 anos sem registros de casos de sarampo no estado de São Paulo, o estado voltou a registrar casos da doença o primeiro registro ocorreu em Campinas onde um homem de 41 anos, contraiu a doença após uma viagem ao exterior feita no final do mês de janeiro. A contaminação pelo fato de ele não ter tomado a vacina tripilice viral que projete da doença.

Só na Capital Paulista foram registrados 32 casos de sarampo no estado com um todo são 66 registros da doença. na Cidade de Osasco municipio que faz divisa com a Capital Paulista, registrou o primeiro caso da doença em um morador do bairro Bussucada.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde, o homem de apenas 27 anos, contraiu a doença fora do municipio, em seu trabalho na capital paulista.

De acordo com o calendário nacional de vacinação às vacinas estão disponíveis nas UBS e deve ser aplicada em duas doses a primeira ao 12 mês de vida da criança e a segunda entre 26 e 24 anos de idade, adultos que nunca foram vacinados e não tiveram a doença na infância devem tomar a vacina. Ela só não é recomendada para gestantes e pacientes imunodeprimidos.

O principal sintoma é mancha avermelhada na pele, que começam no rosto e depois se espalham em direção aos pés. Além disso o paciente também apresenta febre, tosse, mal estar, coriza e perde de apetite. O diagnóstico só pode ser confirmado através de uma avaliação médica clínica.