Osasco inicia a Campanha de Vacinação contra a Gripe

Osasco inicia a Campanha de Vacinação contra a Gripe

A Secretaria de Saúde de Osasco estima imunizar cerca de 175 mil pessoas

Por Gilberto de Almeida 10/04/2019 - 12:14 hs
Foto: DIVULGAÇÃO

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a Campanha de Vacinação contra a Gripe, do Ministério da Saúde, nesta quarta-feira, 10/4, em todas as Unidade Básicas de Saúde (UBSs).

O público alvo são crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto); profissionais da saúde, professores, idosos, população privada de liberdade (detentos e adolescentes em medidas sócio-educativas), profissionais do sistema prisional, indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas.

Inicialmente, no período de 10 a 19/4, serão vacinadas apenas crianças, gestantes e puérperas, conforme determinação do Ministério da Saúde. Nesse período também será realizada a atualização da Caderneta de Vacinação deste grupo, com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

A partir do dia 22/4, a vacinação contra influenza ocorrerá com a mobilização de todos os demais grupos. Esta é a 21° Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza do Governo Federal e o término da campanha está previsto em 31/5.

Contra-indicação

A vacina H1N1 não é indicada para pessoas alérgicas a algum componente da vacina, como a clara de ovos, usada na fabricação.

Quem estiver doente pode tomar a vacina, porém os médicos orientam que a pessoa não tome-a se apresentar febre. Essa poderá ser feita assim que o quadro melhorar.

Documentos necessários para vacinação:

·         Cartão de vacinação;

·         Documento de identificação;

·         Crianças: apresentar certidão de nascimento;

·         Pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais: apresentar, também, prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina;

·         Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica;

·         Professores: apresentar o contracheque ou crachá

Serviço

Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza)

Quando: De 10/4 até 31/5

Local: em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Osasco

Horário: das 8h às 16h30

Adultos: Apresentar o cartão de vacinação e um documento de identificação

Para crianças: apresentar a certidão de nascimento e o cartão de vacinação