MUTIRÃO DA DENGUE CHEGA AO MUNHOZ JR EM OSASCO

MUTIRÃO DA DENGUE CHEGA AO MUNHOZ JR EM OSASCO

MUNHOZ JR RECEBERÁ TAMBÉM DESRATIZAÇÃO

Por Gilberto de Almeida 19/03/2019 - 10:53 hs
Foto: JEAN BUENO

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, mantém as ações de combate à dengue e outras arboviroses. Na sexta-feira, 15/3, cerca de 20 agentes de Endemias, do Núcleo de Controle de Zooneses, em parceria com agentes comunitários, estiveram no Jr. Munhoz Júnior, fazendo um mutirão de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, responsável por doenças como a dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

O ponto de encontro das equipes foi na UBS Emília Cosme Cerqueira, na rua Aílton Oliveira. O grupo seguiu pelas ruas Antônio Benedito Ferreira, Laís de Sá, Manoel Cardoso e Viela 15.

As equipes foram coordenadas pelas supervisores de Endemias, Angélica Ágata Osório, Cristina Nascimento e Eunice da Silva Teixeira. Além de direcionarem os pontos de vistorias, as supervisoras atenderam também as demandas de moradores, feitas através da Central 156, como pedidos de telagem de caixas d'água, orientação e denúncias de locais críticos, como o caso de um estabelecimento comercial que continha garrafas repletas de água e focos do mosquito. Os agentes notificaram e orientaram o proprietário quanto à importância da prevenção e limpeza da área para si e para os vizinhos, bem como a manter as garrafas guardadas de cabeça para baixo. Havendo reincidência de denúncia o proprietário será multado.

Um fiscal de Saúde foi acionado para vistoriar o local na semana seguinte ao mutirão para ver se as recomendações foram seguidas.

As supervisoras foram unânimes em dizer que falta conscientização da população com relação a dengue. "As pessoas precisam se conscientizar que a prevenção é o melhor caminho". 

O bairro receberá ainda os serviços de nebulização e desratização.