OSASCO CONTA AGORA COM MAIS 144 NOVOS GCMS

OSASCO CONTA AGORA COM MAIS 144 NOVOS GCMS

Por Gilberto de Almeida 20/02/2019 - 10:05 hs
Foto: SÉRGIO

Na segunda-feira, 18/2, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Segurança e Controle Urbano (Secontru), realizou na Sala Osasco a formatura de 144 guardas civis municipais. Autoridades e representantes das corporações de cidades vizinhas, além de familiares dos formandos prestigiaram a solenidade.

Os GCMs participaram de curso de capacitação com duração de seis meses, com carga horária de 856 horas, superando o índice recomendado pela SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública).

No treinamento, eles aprenderam desde respeito aos direitos humanos até a proteção e manutenção da vida, para que estejam atualizados profissionalmente. A formação continuada aconteceu na Escola de Formação e Ensino da GCM, inaugurada em junho de 2018. O prédio de quatro andares, com seis salas de capacitação, capacidade para 40 alunos cada e duas salas para a coordenação, fica na Rua Ângelo Maglio, 45, Vila Yara.

O subtenente Júlio Vaz pediu permissão ao prefeito Rogério Lins para dar início a solenidade. Na sequência houve apresentação dos hinos e das bandeiras. O inspetor Rildo leu a ordem do dia e o GCM Gustavo Henrique Vieira Domingues fez o juramento da guarda: “declaro-me Guarda Civil Municipal e prometo respeitar as autoridades constituídas, meus superiores hierárquicos, preservar vidas, proteger o patrimônio público e tratar com altruísmo, dedicação e urbanidade a população do município”.

Na sequência houve homenagem ao paraninfo e instrutor da GCM 1ª Classe, Claudemiro Aparecido Homero, feita pela formanda GCM 3ª Classe Iani Calmon de Passos Moreira. “Hoje confesso a todos que estou muito feliz com mais esse novo efetivo. Formandos, os senhores travaram uma verdadeira batalha no dia a dia para chegar ao dia de hoje. Essas batalhas chamo de conquistas. Hoje é seu dia formandos. Parabéns”, disse o inspetor Raimundo Pereira Neto.

O secretário de Segurança, coronel José Virgolino de Oliveira, parabenizou os GCMs.  “Parabéns aos senhores e senhoras. Tenho certeza que os senhores, quando entraram na Guarda Civil Municipal, tinham um propósito de fazer aquilo que vocês amam e aquilo que amam é servir e proteger a cidade de Osasco. É o que estamos fazendo, observando e acompanhado as ocorrências que os senhores têm atendido. A formação dos senhores foi exemplar. Peço que nunca desistam”.

O coronel e deputado estadual Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada, presente na solenidade, deu um conselho: “Os senhores concluíram mais uma etapa. Não é o fim e sim o começo de uma carreira onde os senhores escolheram como voluntários, portanto abracem essa causa de corpo e alma. Não desviem do caminho da justiça. A partir do momento que estão fardados, os senhores representam não só Guarda Municipal e sim a cidade de Osasco, portanto cuidado com as suas atitudes dentro e fora da corporação”.

O discurso do prefeito Rogério Lins encerrou a solenidade. “Esse é um compromisso que atende as expectativas de nossa população, que é ampliar os investimentos em Segurança Pública, para que as pessoas que moram e trabalham na nossa cidade tenham uma vida mais tranquila, mais segura e com mais qualidade de vida”.

“Aumentamos em 77% o orçamento da Segurança, o que significa que teremos viaturas alugadas, que poderão ser substituídas caso quebrem. Temos as ações do ‘Amanhecer Seguro’, fora a implantação de câmeras pela cidade e os aplicativos Detecta e Vigia Osasco. Por último gostaria de agradecer a família de vocês, que são o pilar da nossa corporação. Vocês são os responsáveis por auxiliarem nossos guardas municipais. Deus abençoe a todos”, concluiu.