MP PEDE A PRISÃO DO PREFEITO E DA SECRETÁRIA DE SAÚDE DE MANAUS

MP PEDE A PRISÃO DO PREFEITO E DA SECRETÁRIA DE SAÚDE DE MANAUS

Enquanto Manaus amarga a falta de oxigênio, leitos para hospitais e atinge marca superior a 100 sepultamentos por dia desde o início do ano. O prefeito com menos de 1 mês no mandato tem prisão requisitada pelo Ministério Público.

Por Carlos Santana 28/01/2021 - 17:15 hs
Foto: Reprodução/Internet
MP PEDE A PRISÃO DO PREFEITO E DA SECRETÁRIA DE SAÚDE DE MANAUS
Prefeito David Almeida (Avante) durante coletiva de imprensa.

   O Ministério Público do Amazonas pede a prisão do prefeito da capital com apenas 28 dias de mandato, David Almeida (Avante). A razão da medida se baseia no indício da prática criminosa de peculato, que teria sido praticado na contratação irregular de 10 médicos. 

   Entre os novos funcionários, a prefeitura teria admitido - há dois dias de iniciar a campanha de imunização contra o novo coronavírus -  duas mulheres de família influente manauara que foram vacinadas contra a covid-19. 

   O caso do ''fura-fila'' amazonense fez com que a Justiça suspendesse a imunização de profissionais da saúde até que os gestores públicos pudessem garantir que apenas os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde tivessem acesso às doses do escasso imunizante. 

   O MP aponta que houve omissão na elaboração e na publicação do Plano Municipal de Vacinação com caráter doloso. O objetivo seria afrouxar as fiscalizações e por isso o pedido de prisão se estende à secretária de Saúde municipal, Shadia Fraxe.

   Até o momento, Almeida não foi preso, mas nesta manhã com visual abatido - segundo ele devido atuação no movimento intenso de combate à pandemia - deu entrevista para José Luiz Datena que foi ao ar em seu canal do YouTube.

 "Serei preso por salvar vidas" disse o prefeito em discurso eloquente hoje (28) pela manhã e por isso agora cabe à Justiça saber a respeito da vida de quem ele está se referindo. 


#PrefeitoPreso #Amazonas #Manaus #Avante #AM #Manauara #DavidAlmeia #Datena #vacina #Covid19 #Coronavírus