BIDEN REVOGA DECRETO DE TRUMP QUE PROIBIA TRANSEXUAIS NAS FORÇAS ARMADAS DOS EUA

BIDEN REVOGA DECRETO DE TRUMP QUE PROIBIA TRANSEXUAIS NAS FORÇAS ARMADAS DOS EUA

A vitória é comemorada por ativista de Direitos Humanos e comunidade LGBTQIA+

Por Carlos Santana 27/01/2021 - 16:47 hs
Foto: Arquivo Pessoal - Bruna Benevides
BIDEN REVOGA DECRETO DE TRUMP QUE PROIBIA TRANSEXUAIS NAS FORÇAS ARMADAS DOS EUA
Bruna Benevides, segunda-sargenta da Marinha do Brasil afastada após iniciar a sua transição.

   Dando largada às primeiras medidas, o presidente recém empossado Joe Biden (Partido Democrata) quis deixar evidente o contraste de seu governo com o antecessor Donald Trump (Partido Republicano). E entre as medidas que visam apoio às minorias  - eleitorado expressivo de Biden - foi revogado decreto que vetava o ingresso e permanência de pessoas transexuais nas Forças Armadas dos EUA. 

    Os Estados Unidos da América é conhecido como um país militarizado, com afeição ao patriotismo e sobretudo, a defesa da liberdade; mas ainda estava às voltas na garantia de direitos para esse grupo específico de cidadãos e cidadãs. 

  A alegação do presidente anterior na medida era o custo, que teria de ser empenhado no tratamento da redesignação sexual dos militares.

   Em 2018 quando Trump lançou o decreto ocorreram protestos da comunidade LGBTQIA+ e políticos progressistas que haviam conseguido no governo de Barack Obama (Partido Democrata) a autorização para mudança de sexo com permanência no Departamento de Defesa. Seria na época uma vitória do coletivo mais vulnerável na sigla da diversidade. 

   Desde 2016 no Brasil não existe restrição para que homens e mulheres transexuais façam parte do Exército, Marinha ou Aeronáutica, entretanto o afastamento e aposentadoria compulsória por alegações psiquiátricas ainda são comuns.    

   E por isso diversas pessoas precisam entrar na Justiça para conseguir permanecer no serviço militar mesmo após terem o reconhecimento psiquiátrico de que são normalmente capazes. Como é o caso da segunda-sargenta Bruna Benevides, que luta pelo direito de voltar a exercer suas funções na Marinha do Brasil e se tornou símbolo da causa no país.