AMAZONAS 'SEM AR'

AMAZONAS 'SEM AR'

"Acabou o oxigênio e os hospitais viraram câmaras de asfixia" a fala do pesquisador Jessem Orellana manchetou as home pages dos principais veículos desta quinta-feira.

Por Jornalista Carlos Santana 14/01/2021 - 20:39 hs
Foto: reprodução
AMAZONAS 'SEM AR'
Coronel Franco Duarte representou o Ministério da Saúde em coletiva.

"Acabou o oxigênio e os hospitais viraram câmaras de asfixia" a fala do pesquisador Jessem Orellana manchetou as home pages dos principais veículos desta quinta-feira. 

  O esgotamento da oferta de oxigênio repercutiu no Brasil nesta tarde pelas redes sociais através de vídeos e relatos de familiares dos internados nos hospitais amazonenses. Ao que se vê um verdadeiro caos no ponto de vista médico, haja vista o momento de colapso na rede pública e privada do estado.

   Famílias apelam por socorro enquanto pessoas morrem asfixiadas sem o auxílio do principal insumo para os respiradores. 

   O aumento de novas contaminações do novo coronavírus, e inclusive na sua variante, fez com que os hospitais passassem a reduzir a quantidade de leitos, fazendo com que doentes tivessem que ser tratados em casa. Familiares nesta condição tiveram até mesmo que buscar pessoalmente tubos de oxigênio para o tratamento dos seus. 

De acordo com ás informações Twittadas pela jornalista Andréia Sadi, ontem 13/01/2021, Manaus registrava 198 enterros e bateu o recorde diário pelo quarto dia consecutivo. Até ontem 219 mil pessoas foram infectadas pela Covid 19 em todo AM, e mais de 5,8 mil morreram c/ a doença.  Em Manaus, o número de mortes passa de 3,8 mil.

A última vez que Manaus teve tantos enterros , de causas em geral, foi em 26 de abril de 2020, com 140 mil registros ( com dados apenas de espaços públicos). Na época, o estado enfrentava a primeira onda da doença, e sofreu colapsos no sistema de saúde e funerário.

Ainda segundo a jornalista, entre Abril e Junho, o maior cemitério público da capital, Cemitério Parque Tarumã, teve caixões enterrados empilhados em valas comuns por conta do colapso funerário causado pelo Covid. Na épcoa, o número de mortes ficou 108% acima da média histórica.

   Em dezembro, o governador do Amazonas Wilson Lima (PSC) decretou "loockdown" gerando forte reação do povo que foi desfavorável à medida. Após protestos intensos nas ruas promovidos por comerciantes e populares, o governo recuou permitindo afrouxamento e por conseguinte aglomerações - atenuadas pelo período de festas de fim de ano. 

   A renda seria reduzida novamente devido ao fim do auxílio emergencial e se tornou o argumento dos apoiadores contra o isolamento total. Sem contar as condições peculiares da região que impedem, por conta da pobreza, a aplicação prática da máxima "fique em casa". 

O ministro perito em logística e lotado no ministério da Saúde Eduardo Pazuello, viajou recentemente para o solo amazonense para fazer propaganda da cloroquina (medicamento comprovado ineficaz para o trato da covid-19) e um aplicativo. Nenhuma medida na ocasião da visita foi tomada mesmo na iminência do aumento de casos e mortos. 

A publicação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas redes sociais indica que aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) foram ao socorro dos amazonenses levando oxigênio ao encontro de Manaus. 

   O histórico da unidade federativa com maior crise endêmica e as denúncias de corrupção do Ministério Público com buscas realizadas pela Polícia Federal, mostram que gestores locais possivelmente estão envolvidos em superfaturamentos desde 2016. Os desvios correm na cifra de R$100 milhões. No ano passado, o atual governador, o vice Carlos Almeida, e a ex-secretária de Saúde Simone Papaiz foram investigados pelo MP. 

   Em gesto de apoio, alguns estados se prontificaram a ajudar o AM e pacientes já estão sendo transferidos para Teresina (PI) conforme o Ministério da Saúde. 

O que se conclui neste momento é a consequência da evidente falta de liderança do presidente nada diplomático, de um governador possivelmente corrupto e um sistema que se tornou mortal para toda a população. Triste dia.