DESMORONAMENTO E ENCHENTES FAZEM VITIMAS FATAIS EM EMBU DAS ARTES

DESMORONAMENTO E ENCHENTES FAZEM VITIMAS FATAIS EM EMBU DAS ARTES

6 PESSOAS DA MESMA FAMÍLIA MORRERAM EM DESMORONAMENTO

Por Gilberto de Almeida 30/12/2020 - 12:29 hs
Foto: reprodução
DESMORONAMENTO E ENCHENTES FAZEM  VITIMAS FATAIS EM EMBU DAS ARTES
LOCAL DO DESMORONAMENTO EM EMBU DAS ARTES

As fortes da chuvas que atingiram o Municipio de Embu das Artes no final da tarde de ontem (29), causaram sérios prejuizos aos moradores e castigou fatalmente algumas familias, o municipio foi atingido por diversos pontos de alagamentos e um senhor de 56 amos  foi arrastao  pela correnteza através de um bueiro porém mesmo socorrido por populares não resistiu aos ferimentos antes mesmo de chegar ao hospital, outra situação mais complicada na cidade é desmoronamento vitimou 6 pessoas da mesma familia fatalmente no bairro Jardim Colégio.

O Corpo de Bombeiros trabalham no local do desabamento desde a noite de ontem (29), com um contigente de aproximadamente 40 homens, fazendo ás buscas pelos corpos das vitimas fatais do desemoronamento, entre ás vitimas fatais do desmoronamento estão Jaqueline Maria Gomes de 25 anos,  três crianças , Everton 5 anos, Darlei 7 anos,  Zenaide Maria Gomes de 55 anos e um bebê de 1 ano.

Segundo a Defesa Civil do Estado a chuva destriui casas e até o momento 30 já foram interditadas, e as pessoas desabrigadas estão sendo acolhidas em uma escola municipal, e a buscas por possiveis sobriviventes a mulher de 55 anos e o bebê de 1 anos continuam ao longo do dia de hoje (30).

Em entrevista ao SP1 da Rede Globo o coordenador da Defesa Civil do Estado disse que o municipio já havia sido alertado por meio de um relatório contendo 18 áreas de risco, por outro lado a Prefeitura disse desconhecer o relatório e que iria verificar se realmente havia recebido o documento.

Confiram abaixo o vídeo do momento que o homem de 56 anos foi arrastado pela correnteza para um bueiro. 

http://noticiasdeosascoeregiao.com.br/video/267/homem-de-56-anos-morre-apos-ser-carregado-por-chuva-em-embu-das-artes.html

O QUE DIZ A PREFEITURA SOBRE OS ACONTECIMENTOS OCORRIDOS NA TERÇA FEIRA 29/12/2020.

Prefeitura Municipal de Embu das Artes

NOTA À IMPRENSA

Devido às fortes chuvas que atingiram Embu das Artes no final do dia de ontem (29/12), houve um desabamento, infelizmente, com vítimas fatais. A ocorrência foi no bairro Jardim do Colégio, seis pessoas da mesma família foram soterradas, das quais quatro já foram localizadas e duas continuam desaparecidas. Os bombeiros trabalham no local com aproximadamente 40 homens. No bairro Santa Tereza, um homem de 56 anos foi arrastado pela correnteza. Apesar de ter sido socorrido, faleceu antes de chegar ao Pronto Socorro.

O prefeito Ney Santos lamentou as mortes e se solidarizou com os familiares. “Quero me solidarizar com as famílias que perderam seus parentes nesses trágicos acidentes. Que Deus conforte o coração de todos neste momento de intensa dor”, disse.

A Prefeitura de Embu das Artes criou a Central Estratégica de Combate às Chuvas que estará de plantão à disposição da população embuense. Aproximadamente 100 pessoas foram atendidas pelos serviços de acolhimento e de saúde.

A base está no endereço:

Escola Municipal Elza Marreiro Medina Rua Bolívia, 200, Jd. dos Moraes

Dois Cras também estão de prontidão para atender as famílias das 9 às 17h hoje.

CRAS COLÉGIO - R.Pégaso, 294-406, CÉU Jd. do Colégio.

CRAS VAZAME - Rua dos Canários, 2576 – Jd. Vazame

Além disso, em caso de emergência, os munícipes devem entrar em contato com a DEFESA CIVIL através do número 4785-1271, SAMU 192 ou GCM 153.

Como funciona a Central?

A Central Estratégica de Combate às Chuvas é uma força-tarefa das secretarias da Prefeitura de Embu das Artes para auxiliar a população neste momento.

Há o Gabinete Estratégico que coordena as ações de acordo com as demandas, informando as necessidades a cada gestor de pasta.

A Secretaria de Serviços Urbanos está realizando a limpeza dos pontos de entulho e a desobstrução das bocas de lobo. 

As famílias que estão em áreas de risco já estão sendo cadastradas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e encaminhadas para locais seguros. Há apoio psicológico às famílias de vítimas e desabrigados.

A Secretaria de Saúde disponibilizou ambulâncias para os locais de risco e criou um plano de emergência em caso de necessidade.

A Defesa Civil está mapeando e isolando as áreas de riscos e residências comprometidas.

monitoramento permanente da EM Elza Marreiro, base da Central pela Secretaria de Segurança.

A Secretaria de Suprimentos já disponibilizou colchões e cobertores aos desabrigados.

A base da Central está sendo mantida pelos colaboradores da Secretaria da Educação que também está recebendo doações.

Embu das Artes, 30 de dezembro de 2020.

Secretaria de Gestão Tecnológica e Comunicação