Em evento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, HMB expõe ações de combate à Covid-19

Em evento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, HMB expõe ações de combate à Covid-19

Por Redação 17/12/2020 - 12:30 hs

Entre segunda (dia 7) e quinta-feira (dia 10), a direção do Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) participou da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com objetivo de explorar o plano de atuação inovador, moderno e atualizado para o enfrentamento à pandemia.  

O HMB, que foi convidado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para o evento, é a unidade de referência para o tratamento da Covid-19 em Barueri e, por isso, no início de março criou um Comitê de Combate à doença para nortear as ações dentro da unidade, como promover treinamentos de capacitação para os profissionais e adequar o espaço físico para o atendimento dos pacientes com suspeita ou confirmação de contaminação pelo novo coronavírus.  

Além do acolhimento humanizado, com oferecimento de consultas psicológicas por telefone para os familiares dos pacientes internados por Covid-19 e disponibilização de um telefone exclusivo de atendimento para que os parentes pudessem ligar para esclarecer dúvidas, a unidade também fez uso de tablets para realizar chamadas de vídeo. Ainda sobre o uso da tecnologia, o HMB passou a executar reuniões assistenciais, para manter as equipes alinhadas, por videoconferência, que evita a aglomeração dos profissionais e permite sua participação de qualquer lugar.  

Em relação à ciência e à inovação, o hospital teve participação em quatro estudos do MCTI com a finalidade de combater o desenvolvimento do vírus Sars-Cov-2: teste diagnóstico através da saliva, utilização do medicamento Nitazoxanida em dois momentos e aplicação da vacina BCG. “Para o HMB, é muito importante ter a oportunidade de participar de ensaios clínicos e pesquisas que podem trazer respostas para o combate à Covid-19”, explicou Paulo Tierno, diretor técnico do hospital, que considerou uma honra participar de um evento de tamanha magnitude.  
 

Mais sobre o evento: 

A SNCT, montada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, teve entrada gratuita e aberta ao público. Durante o evento, que ocorreu entre segunda-feira (dia 7) e domingo (dia 13), os visitantes conferiram exposições, projetos e palestras. “Uma semana como essa é uma chance para a população em geral conhecer o que tem sido feito pela Ciência do Brasil no desenvolvimento de inovações”, comentou o ministro Marcos Pontes, que participa do evento desde a primeira edição.