DEPUTADO FEDERAL CARLOS ZARATTINI É ESCOLHIDO COMO VICE DE JILMAR TATTO A PREFEITURA DE SÃO PAULO

DEPUTADO FEDERAL CARLOS ZARATTINI É ESCOLHIDO COMO VICE DE JILMAR TATTO A PREFEITURA DE SÃO PAULO

Por Redação 17/09/2020 - 20:37 hs
Foto: REPRODUÇÃO PÁGINA DO PT.ORG

O Deputado Federal Carlos Zarattini ( PT), foi escolhido unanimente como candidato a vice Prefeito de Jilmar Tatto á Prefeitura de São Paulo, no seu quarto mandato de deputado federal, é economista formado pela Universidade de São Paulo ( USP).

Zarattini já foi vereador, deputado estadual, secretário de Transporte do governo petista de Martha Suplicy.

Participou da reorganização dos estudantes secundaristas na década de 70 e trabalhou como gráfico na Editora Abril e na Folha de S. Paulo, período no qual fez parte da oposição sindical dos gráficos.

Foi filiado ao PMDB entre 1982 e 1985, e ao PCB entre 1985 e 1987. Em 1987 se filiou ao PT, assumindo sua primeira atividade parlamentar em 1995 ao ser eleito vereador na Câmara Municipal de São Paulo, na qual ganhou notoriedade ao elaborar e garantir a aprovação da proposta que estabeleceu o Bilhete Único do sistema de transporte público.

Em 1998 foi eleito deputado estadual e atuou com ênfase na área de Educação. Na gestão de Marta Suplicy na prefeitura de São Paulo foi Secretário Municipal do Transporte e mais tarde comandou a Secretaria de Subprefeituras. Foi membro do Diretório Nacional (1997-2003) do PT e exerceu outros cargos de direção em nível estadual e municipal.

Elegeu-se deputado federal em 2006 e foi o autor da Lei da Tarifa Social de Energia Elétrica, que apesar de beneficiar milhares de famílias de baixa renda em todo o país provocaram gastos indevidos de um fundo de consumidores de todo o país, resultando em um desperdício foi de R$ 989 milhões segundo o Tribunal de Contas da União.

Reeleito em 2010 com mais de 200 mil votos, na legislatura 2011-2015 foi vice-líder da bancada do PT e atuou com ênfase nas comissões de Minas e Energia e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Coordenou os grupos de trabalho de Negociação dos Royalties e do Código Penal Militar. Presidiu a Comissão Especial de Aplicação dos Recursos dos Royalties (PL 0323/07) e a Frente Parlamentar da Defesa Nacional.

Em 2014, Carlos Zarattini foi reeleito para o terceiro mandato na Câmara com 138.286 votos. Na atual legislatura, é vice-líder do governo na Câmara e relator da Medida Provisória 664/14, que altera as regras para concessão de pensão por morte e auxílio-doença.

Foi autor do pedido de criação da comissão parlamentar de inquérito, CPI, do sistema carcerário brasileiro. Além disso, é 2º vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, presidente da Frente Parlamentar Mista da Defesa Nacional, vice-presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Mídia Regional e integrante da Comissão Especial que está discutindo a Reforma Política.