PRESIDENTE JAIR BOLSONARO SANCIONA LEI QUE IMPEDE REAJUSTE DOS SERVIDORES PÚBLICOS ATÉ 2021

PRESIDENTE JAIR BOLSONARO SANCIONA LEI QUE IMPEDE REAJUSTE DOS SERVIDORES PÚBLICOS ATÉ 2021

Por Gilberto de Almeida 28/05/2020 - 12:22 hs
Foto: REPRODUÇÃO JORNAL O GLOBO

O Presidente da República Jair Bolsonaro ( sem partido), sancionou a lei federal que proibe o reajuste de servidores públicos até 2021, de acordo com a lei nº 173 de 27 de maio de 2020, publicada no Diário da União nesta quinta feira (28), que garante o auxilio financeiro aos estados e municipios de até R$ 125 Bilhões de reais ao entes da federação, de foma de envio direto de recusos, a suspensão do pagamento de dívidas e negociação com bancos e organismos internacionais , em contrapartida os estados e municipios não poderam realizar reajustes salariais aos seus servidores públicos até dezembro de 2021, na prática quem é servidor público só terá reajuste em seus salários em 2022.

Antes de confirmar a sanção, o presidente Jair Bolsonaro buscou um entendimento com governadores. O objetivo foi conseguir apoio ao veto que garante que o congelamento de salários, imposto como contrapartida, valerá para todos os servidores.

Antes de sancionar o projeto e proibir os reajustes, Bolsonaro quis garantir reajustes e contratações de policiais. Ele autorizou aumento para a polícia do Distrito Federal,reestruturação da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Durante esse meio tempo, estados como Mato Grosso e Paraíba também aprovaram reajustes.

Segundo o Ministério da Economia, o congelamento de salários vai gerar uma economia de R$ 130 bilhões a estados e municípios.

Com informações : Portal O Globo