Pais retiram caderno de atividades nas escolas

Pais retiram caderno de atividades nas escolas

Por Redação 30/04/2020 - 16:24 hs

Pais e responsáveis por alunos de escolas de ensino municipal (EMEI, EMEF, EMEIEF, CEMEI e CEMEIEF) retiraram na segunda e na terça, 27 e 28/4, caderno contendo as atividades que deverão ser feitas para reforçar os estudos durante a suspensão das aulas, em razão da pandemia de coronavírus. A retirada aconteceu das 8h às 17h.

O conteúdo é o mesmo que consta na plataforma digital “Escola em Casa”, lançada há 15 dias com atividades complementares para o aluno estudar em casa durante o período de recesso escolar, antecipado de julho para abril em função da pandemia. 

A prefeitura decidiu pela impressão porque muitas famílias não possuem computador e impressora. Além do caderno, os alunos também receberam cartolinas, folhas sulfite, lápis, giz de cera e uma máscara de tecido.

É o caso da dona de casa Maiara Cristina Fagoso, 31 anos, mãe de Júlío César, 10, que estuda no 5º ano A, na Emef Professora Cecília Correa Castelani, na Vila Yolanda. “O material impresso é melhor, facilita os estudos. A criança não fica parada, sem fazer nada em casa”.

Katia Cilene Costa Grandini, mãe de Camila Costa, 4 anos, que estuda na CEMEI Elide Alves Doria (Vila Yolanda), também aprovou a medida. “Não temos computador em casa, então não teria como imprimir. Só tenho o celular. Poderia baixar o aplicativo, mas acho que o impresso ajuda mais, a criança se concentra mais. É mais lúdico”, avalia.

Na CEMEIEF Marina Sadi Aidar, no Jardim Aliança (zona Norte), os pais também gostaram da medida, pois boa parte dos alunos também não conta com computador em casa. “Acho melhor para meu filho estudar. No celular ficaria ruim, a tela é pequena”, disse Tamires Fonseca Santos, 27, mãe de Edu Gabriel Pereira Santos, 5.

O caderno, segundo a Secretaria de Educação, servirá para reposição de algumas matérias. Por isso, os alunos deverão fazer as atividades, porque no retorno às aulas os pais deverão entregar os cadernos aos professores para correção dos exercícios.

As atividades pedagógicas estão alinhadas às competências e habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que atendem à Educação Infantil (EMEI) e ao Ensino Fundamental (EMEF).

Todo o conteúdo também pode ser acessado na plataforma digital, disponível no site da Prefeitura de Osasco, por meio do link escolaemcasa.osasco.sp.gov.br.

Todas as atividades elaboradas são de conteúdos trabalhados nas aulas presenciais e fazem parte dos planejamentos das unidades escolares.

O recesso escolar aconteceu de 1º/4 a 14/4, conforme prevê o decreto 12.420 de 31 de março, publicado no Diário Oficial do Município de Osasco.