Ladenilson quer incentivo à startups em Carapicuíba

Ladenilson quer incentivo à startups em Carapicuíba

Projeto de Lei de autoria do vereador prevê fomento às pequenas empresas do setor tecnológico. Para o parlamentar, startups podem contribuir com retomada da economia após a pandemia de coronavírus

Por Gilberto de Almeida 24/04/2020 - 12:48 hs

Vereador de Carapicuíba, Professor Ladenilson (MDB) vê no apoio às startups um caminho para a retomada da economia do município após a pandemia de coronavírus. O parlamentar é autor do Projeto de Lei 2.636/2020 que tramita na Câmara Municipal e que prevê o fomento às pequenas empresas do setor tecnológico sediadas na cidade.

“Apresentamos este projeto à Câmara antes do início desta pandemia, mas no cenário atual ele é ainda mais importante. Quando esta crise provocada pelo novo coronavírus passar, vamos precisar retomar a economia rapidamente e as startups serão fundamentais neste processo”, avalia Ladenilson.

De acordo com o projeto, serão consideradas startups as empresas que, dentre outras coisas, atuem na hospedagem e desenvolvimento de sites eletrônicos; criação, desenvolvimento e distribuição de software; e produção de aplicativos para plataformas de startups.

Entres os objetivos da proposta estão o incentivo ao financiamento e ao desenvolvimento das empresas de tecnologia; a redução de burocracias para o funcionamento das startups; e a promoção de parcerias que impulsionem o surgimento de empreendedores neste setor.

Para isso, a prefeitura poderá, segundo o Projeto de Lei, auxiliar na busca de crédito e analisar a possibilidade de conceder incentivos fiscais; formar ambientes que promovam a inovação, como parques e polos tecnológicos e incubadoras de empresas; e ceder imóveis para a instalação e consolidação de ambientes promotores de inovação, dentre outras coisas.

“Nosso município apresenta em sua unidade da FATEC cursos de Mídias Digitais, Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Jogos Digitais, de reconhecida qualidade, cujos alunos e professores desenvolveram projetos premiados. Logo, nada mais lógico e sensato que o município incentivar um setor que pode trazer resultados extremamente benéficos para o desenvolvimento de Carapicuíba”, explicou o vereador.

O Projeto de Lei 2.636/2020 está em análise na Comissão de Justiça e Redação da Câmara e Ladenilson aguarda a retomada dos trabalhos no plenário da Casa para a votação da proposta.