Ribamar Silva faz balanço de seu 1º ano na presidência da Câmara de Osasco

Ribamar Silva faz balanço de seu 1º ano na presidência da Câmara de Osasco

“Meu objetivo é fazer com que a Câmara de Osasco seja destaque nacional por ações positivas”

Por Gilberto de Almeida 16/12/2019 - 10:01 hs

À frente da administração da Casa, Ribamar Silva se empenhou em disciplinar o horário de início das sessões ordinárias respeitando o Regimento Interno. Além disso, o presidente tem procurado garantir a execução da Ordem do Dia, que é a etapa das sessões ordinárias em que os projetos em pauta são votados.

No tocante às ações internas da Câmara, a atual gestão tem primado pela humanização dos trabalhos, gerando um clima de respeito e cordialidade entre os servidores.

- Como tem sido a experiência de comandar a Câmara Municipal de uma das mais importantes cidades do Brasil?

Tem sido um grande desafio comandar o Legislativo de uma cidade do porte de Osasco. Diariamente eu peço orientação a Deus para que Ele me ajude a conduzir esta Casa de Leis. Se a Câmara estiver tomando boas decisões, quem ganha é a cidade e a população. Estou muito feliz e tenho me empenhado bastante. Levanto todos os dias cedo e vou dormir tarde para doar o meu melhor. Eu “estou” presidente, não “sou” o Presidente. Ninguém constrói nada sozinho. Tudo que acontece tem a participação dos vereadores, por muitas vezes da maioria.

- Importantes projetos para a cidade foram aprovados pela Câmara sob o seu comando. Como foi dirigir essas sessões?

Quando assumi a presidência, o maior índice de reclamações era sobre segurança pública. E, graças ao diálogo entre os vereadores e o Poder Executivo, decidimos fazer mais políticas públicas voltadas para a segurança. Sabemos que a responsabilidade é do Governo do Estado, mas não poderíamos ficar quietos. Então, lutamos e conseguimos aprovar o aumento do efetivo da Guarda Municipal, aprovamos o reajuste salarial dos agentes de segurança e criamos a ROMU.

Destaco, ainda, a recém aprovação do Bilhete Único, um marco na história da cidade. Passaram vários prefeitos e houve muitas promessas para a criação do Bilhete Único. O Prefeito Rogério Lins cumpriu sua promessa de campanha e quem ganha é a população, a classe trabalhadora da nossa cidade.

- Como tem sido essa experiência de comandar os trabalhos para votação de importantes leis para a cidade?

Estar à frente do Legislativo de uma cidade como Osasco, onde existe situação e oposição, muitos debates e divergências é desafiador. Há os que concordam, os que discordam e o debate é muito positivo. Meu papel tem sido articular com os vereadores.

Nenhum projeto tem 100% de aceitação. Sempre há aqueles que são contrários, ou não votam. O parlamento é isso: o lugar para debater, discutir ideias.

- Uma avaliação recente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) mostrou que a Câmara de Osasco está entre as mais baratas do Estado. Isso mostra que o senhor tem administrado com rigor o controle dos gastos?

O Tribunal de Contas é um órgão muito sério e competente. E o TCE entendeu que a Câmara de Osasco está em 6º lugar entre as casas legislativas mais baratas de todo o estado. Ano passado, a Câmara de Osasco optou por não renovar o contrato de aluguel de carros para os vereadores. Cada vereador usa seu veículo e paga seu combustível. Isso gera economia. Também realizamos o processo de digitalização dos processos legislativos e pudemos, assim, economizar no consumo de papel.

- O senhor prometeu e cumpriu: começar as sessões no horário regimental das 15 horas e realizar a Ordem do Dia em praticamente todas as sessões.

Essa foi uma meta que estabeleci assim que assumi a presidência. Seríamos “britânicos” com o horário. Além disso, me comprometi a realizar a etapa da Ordem do Dia em praticamente todas as sessões. Conseguimos colocar isso tudo em prática. Eu não conseguiria fazer isso sozinho. Os outros vereadores também estão dispostos a ajudar e a fazer a cidade avançar.

- E a lei do desconto no subsídio do parlamentar que faltar?

Esse é um dever de todo trabalhador. Quando ele falta e não justifica sua ausência, o empregador tem o direito de descontar a falta no salário do trabalhador. E, agora, se o vereador faltar às sessões, sem justificativa, terá um desconto de R$ 500 no subsídio no final do mês.

- Qual o balanço da reativação da Procuradoria Especial da Mulher?

A Procuradoria já representa uma grande vitória nesses primeiros meses de funcionamento. A cada acolhimento, nasce uma esperança na vida daquelas mulheres. Desejo que essa iniciativa cresça daqui em diante, com mais atendimentos. Cada pequeno passo que damos, é dado um passo gigante na defesa dos direitos e da integridade das mulheres. Ressalto, portanto, que as mulheres de Osasco têm um departamento na Câmara Municipal que cuida delas com muito carinho.

- A sua gestão tem valorizado o trabalho da imprensa. Tanto que o senhor recebeu um prêmio por valorizar a atuação dos profissionais de comunicação.

Eu escuto da própria imprensa que, hoje, recebe um tratamento que nunca lhe foi oferecido. Mesmo antes de ganhar a eleição para a presidência, eu falava isso para os jornalistas da cidade. Se eu ganhasse a presidência, eles teriam um tratamento diferenciado. E assim que assumi, solicitei o cadastro da imprensa com a biometria e reservei uma boa sala para eles trabalharem. Essa é a casa do povo e dos profissionais de comunicação, que levam as ações da Câmara aos quatro cantos da cidade com imparcialidade e sempre com compromisso da verdade.

- O seu poder de articulação gerou ótimos frutos para Osasco. Recentemente, o senhor esteve na Assembleia Legislativa e recebeu a boa notícia da viabilização de emendas parlamentares para Osasco.

Na Alesp e na Câmara Federal, conseguimos mais de R$ 5 milhões em emendas parlamentares, destinadas por alguns deputados, entre eles, Ataíde Teruel, Márcio Nakashima e Tenente Nascimento. Em Brasília, eu tenho muitos amigos deputados, como o Gilberto Nascimento e Marcos Pereira, que tiveram muitos votos em Osasco e destinaram emendas para cá.

Mesmo com tanto trabalho no comando da administração da Câmara, o senhor não deixou de ir às ruas, ouvir o povo e buscar soluções para a cidade. Como é se dividir assim?

Quando a gente faz o que gosta, faz com amor e vontade. Eu me levanto cedo, venho para Câmara e despacho com a equipe. Depois, vou para a rua ouvir a população, saber o que o povo mais precisa. Esse é o papel do parlamentar. Cada um tem uma missão nesta vida e eu tenho muito compromisso com a minha. Eu faço política por vocação há mais de 30 anos! Eu acordo e vou dormir pensando no que fazer para ajudar mais gente.

- A sua aprovação interna na Câmara tem sido praticamente unânime. Percebe-se os servidores ainda mais empenhados e felizes em exercer suas funções.

Vejo mais sorrisos pelos corredores. Fico feliz em ver o reconhecimento dos servidores da Câmara. A humanização que realizamos na Casa, assim que assumi a presidência, trouxe bons resultados. Estamos aqui para servir todos os vereadores, assessores e servidores desta Casa.

- Quais são as metas da Câmara para o próximo ano?

Existe um planejamento para 2020, onde iremos votar projetos muito importantes para o desenvolvimento da cidade e para melhorar a vida do cidadão. Meu objetivo é fazer com que a Câmara de Osasco seja destaque nacional por ações positivas. Estamos trabalhando muito para isso.

- Qual é a palavra que resume o seu primeiro ano como presidente da Câmara de Osasco?

Gratidão. Quem tem gratidão tem caráter, tem atitude, tem tudo de bom. Gratidão a Deus, aos vereadores, servidores, à minha assessoria, ao Prefeito Rogério Lins e muita gratidão a Osasco. Sem eles eu não conseguiria fazer nada.