Secretarias se unem na campanha de combate ao câncer de Próstata

Secretarias se unem na campanha de combate ao câncer de Próstata

Por Gilberto de Almeida 27/11/2019 - 11:50 hs
Foto: Renato Bueno / Secom

Na manhã de terça-feira (dia 19), a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri (SSMU) recebeu uma palestra que aborda prevenção e cuidado com a saúde integral do homem, como parte da campanha 12 Tons Deles, promovida pela Secretaria da Mulher.

O médico Francisco Aurélio Fabri, explicou que o primeiro tom é a conversa e orientação em locais onde a maior concentração é de homens. “Iniciamos na Guarda e vamos passar pelo Corpo de Bombeiros e exército brasileiro. Sempre surgem dúvidas e estamos aqui para esclarecer e prevenir a doença”, finalizou.

50 homens acompanharam a palestra que abordou todo o tema relacionado ao câncer de próstata. Informações importantes foram apresentados para a plateia, como os dados do INCA – Instituto Nacional de câncer, que mostra que o índice da doença em homens chegou em 68 mil novos casos em 2018, um índice muito alto comparado a outros tipos de câncer.

Um ambiente predominantemente masculino. São guardas, socorristas, agentes de trânsito e outros profissionais que integram a equipe da SSMU. Os homens que têm os dias dedicados ao cuidado e proteção da cidade geralmente podem parecer que são sisudos e de pouca conversa, principalmente quando o assunto é tão delicado como o câncer de próstata.

Mas o tema não é mais um tabu na Segurança e, de acordo com a psicóloga Marilde Batista Novelli, que coordena o Departamento de Humanização da SSMU, no Batalhão é tudo azul o ano inteiro. “Em 2018 realizamos uma palestra sobre o câncer de próstata e todos gostaram muito, pedindo para repetir esse ano. A doença é assintomática e quando a vítima sente algo já é tarde. A prevenção é de extrema importância, por isso, precisamos falar sobre o assunto o tempo todo”, concluiu.

Para a prevenção é de suma relevância que homens acima dos 45 anos façam todos os exames relacionados à próstata. E mais importante do que tudo isso é a quebra do tabu que essa doença carrega. O câncer pode tirar uma vida, mas isso não precisa ocorrer, pois com os exames e tratamento correto as chances de cura são extremamente altas.