Cepad promove adoção de 61 pets em outubro

Cepad promove adoção de 61 pets em outubro

Por Gilberto de Almeida 06/11/2019 - 14:00 hs
Foto: Karina Borges / Secom

A unidade 1 do Centro de Proteção de Animais Domésticos (Cepad), administrado pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, promoveu no mês de outubro a adoção de 61 pets. Dentre os bichos adotados foram 28 caninos machos, 20 caninos fêmeas, seis felinos machos e sete felinos fêmeas. Mesmo com essa quantidade expressiva, ainda sim é necessário um aumento no número de adoções de animais domésticos.

Os animais disponíveis para adoção apresentam o número de microchip, além de serem vacinados, vermifugados e castrados. A ação tem por objetivo estabelecer a guarda responsável dos bichos por meio dos novos tutores.

A adoção compreende assumir algumas responsabilidades como cuidados médicos e sanitários (vacinação, avaliação veterinária e higienização), ter espaço suficiente para abrigo e circulação, limpeza do local (recolhimento de fezes e limpeza do quintal para remoção de urina), alimentação adequada (ração ou dieta prescrita pelo médico veterinário) e disponibilidade de tempo para passeios, além de muito amor e carinho, pois estes pets, tendo em vista seu histórico de abandono, precisam de muito acolhimento. 

A adoção, acima de tudo, é um ato de amor, de responsabilidade e de respeito a estes seres que precisam de todo o cuidado e se tornam parte da família. O abandono e os maus–tratos de animais estão previstos como infrações na lei municipal 2.588, de 18 de dezembro de 2017. Esse instrumento legal traz segurança e respeito aos bichos que são de forma direta e indireta responsabilidade de seus donos.

Quando encontrados circulando por vias públicas desordenadamente, os riscos para saúde, tanto destes animais quanto do ser humano, são grandes. A transmissão de doenças é um dos fatores, pois não há registro de vacinação, além do risco de sofrerem atropelamentos e maus-tratos e da proliferação descontrolada, trazendo muitos prejuízos principalmente para a administração pública municipal.

Barueri vem fazendo a sua parte através do RGA, controle dos animais por meio de microchipagem, criação de duas unidades do Cepad, atendimento veterinário aos pets de munícipes e a animais que estão em situação de vulnerabilidade (em condição de risco), campanhas de castração de bichos em condição de risco (de rua) e dos domésticos, adoções e eventos, como o Dia Animal, que mostram a importância destes pets. E o trabalho não para por aí, está em fase de implantação o chamado Resgate Animal.

Endereço

O Cepad 1 está localizado na rua Vera Cruz, 340, no Jardim dos Altos, em Barueri. Funciona todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, das 9 às 16h. Aos interessados em adotar um pet, não é necessário ser morador de Barueri e precisa apresentar CPF, RG e comprovante de residência. O telefone é 4198-0819.