Qual a Relação entre a Prefeitura e a Câmara dos Vereadores de Osasco?

Qual a Relação entre a Prefeitura e a Câmara dos Vereadores de Osasco?

Por ODILON NETO 12/06/2019 - 08:55 hs

Pois bem, meus amigos leitores (as), aqui estamos mais uma vez, para falar de Osasco. Cidade onde nasci, me criei e amo de todo meu coração. Vi uma grande parte do nosso desenvolvimento, e hoje posso dizer o quanto nossa cidade mudou e cresceu. Me lembro de como era a rua que eu moro quando mudei para lá com meus 5 anos de idade e como ela está hoje. Porém, o que não muda, é a arquitetura política de nossa cidade.

Em nossa matéria anterior, falamos dos diversos problemas de nossa cidade, divididos por secretárias. E hoje iremos falar um pouco da máquina política que faz com que Prefeito e vereadores não cumpram seu papel como constitucionalmente devem.

Primeiro. Devemos entender qual a função de cada um dos poderes (Executivo e Legislativo).

O Poder Legislativo, resumirei, mas os senhores e senhoras acessando a coluna do meu grande amigo Dr. Gabriel Rodrigues, terão uma excelente explicação e mais completa de para que serve um vereador, só acessar este link: (http://www.noticiasdeosascoeregiao.com.br/ler-coluna/8/).

Mas resumindo, a principal atribuição do vereador, é fiscalizar as ações do poder executivo, acompanhar de perto suas ações e cobrar melhorias que a população lhes envia. O vereador é o representante direto do povo, para fazer valer o tão falado artigo 1° de nossa constituição onde em seu parágrafo único diz: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. ”

O Poder Executivo, sua função é literalmente de executar, converter em ações os anseios populares, tem de zelar pelos equipamentos públicos, oferecer serviços públicos de qualidade, criar ações para aproximação da população nas decisões de seu governo, criar leis de interesse da população, decretar e regulamentar interesses dos servidores públicos e cidadãos, administrar o dinheiro público e aplica-lo de maneira justa nas áreas de maior necessidade.

Pois bem, entraremos de vez agora na essência de nossa matéria.

Iniciarei com a pergunta aos senhores e senhoras. É realmente isso que vemos acontecendo em nossa cidade?

Vereadores fiscalizando, e o prefeito trabalhando para suprir as principais necessidades de nossa população?

Sabemos que não, e sentimos na pele tudo isso. Também sabemos que a muito há uma troca de favores entre executivo e legislativo que tem matado aos poucos nossa cidade. Mas como assim Odilon?

Horas, nossa cidade dispõe de 21 vereadores, dentre eles somente 3 é de oposição ao Prefeito, sendo assim, toda e qualquer solicitação, pedido de explicações e até mesmo CPI’s são impedidas de sair do papel, graças aos 18 vereadores da base do prefeito, que ao meu ver, esqueceram para que foram eleitos.

Mas por que esses 18 vereadores defendem tanto o prefeito e fazem da câmara uma espécie de extensão de seu gabinete? Horas, andem pelos corredores de nossa prefeitura, ou pelos departamentos públicos municipais espalhados por nossa cidade, e eu duvido, que você não encontrará pelo menos 1 funcionário público comissionado ligado a qualquer 1 destes 18 vereadores.

Este, é um dos principais motivos de nos últimos anos nossa política osasquense estar descambando para pior. Afinal, como o vereador vai cobrar do prefeito, para que ele resolva os problemas da saúde se ele tem seus cabos eleitorais em cargos espalhados pelo governo?

O vereador sabe, que se assinar uma CPI contra o governo, ele perde seus cargos na prefeitura, se ele perder seus cargos na prefeitura, ele perde suas pseudos lideranças, e com isso, ele correrá o risco de não se reeleger.

Para finalizarmos. Não podemos deixar de falar, que uma boa parte desta culpa é de nós eleitores, pois cansamos de saber, que ao primeiro sinal de eleição, muitos vão aos pretensos candidatos e já saem pedindo emprego, cesta básica, tijolo, café, etc...

Enquanto não pensarmos, que esse tipo de política, que começa entre nós eleitores, e convertesse nesses acordos políticos após o início dos mandatos, é mais do que prejudicial a toda nossa população, continuaremos sofrendo com a falta de médicos, vagas em creche, exames, professores, segurança, obras, reformas e a pior de todas elas... A CORRUPÇÃO!!!! Falta Gestão.